Geral

Estudantes de Vitória terão feriadão de 5 dias na próxima semana

Além dos feriados nacional e municipal que ocorrem na quarta (07) e quinta (08), a sexta-feira (09) será de formação para professores da rede municipal

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Na próxima semana, quem trabalha em Vitória terá um dia a mais de descanso do que os trabalhadores de outras cidades. Isso porque além do feriado nacional, na quarta-feira (07), Dia da Independência, na quinta (08) ´´e aniversário da Capital capixaba.

Para os estudantes da rede municipal de Vitória, o descanso será ainda maior. Apesar de ter expediente normal nos órgãos públicos na sexta-feira (09), os professores terão formação neste dia e, por isso, não haverá aulas. Dessa forma, os alunos poderão emendar com o fim de semana, totalizando cinco dias sem aulas.

Serviços essenciais

De acordo com a Prefeitura de Vitória, durante os dois dias de feriado, serão mantidos apenas os serviços essenciais. Na sexta-feira (9), o expediente será normal.

As unidades de saúde dos bairros Praia do Suá, Nova Palestina/Conquista, Maruípe, Santo Antônio, Jardim Camburi e Maria Ortiz funcionarão das 7 às 19 horas para atendimentos à população.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

O Pronto-Atendimento (PA) de São Pedro, situado na rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro III, e o Pronto-Atendimento da Praia do Suá, que funciona na rua Almirante Tamandaré, na Praia do Suá, vão manter o plantão 24 horas. O plantão da Vigilância Epidemiológica também irá funcionar, das 8 às 16 horas, podendo ser acionado pelo telefone 3132-5019.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e outras Drogas, na Ilha de Santa Maria, e o Caps de São Pedro também manterão o plantão 24 horas.

O Disque-Silêncio é um serviço da Prefeitura de Vitória que funciona todos os dias, 24 horas por dia. Os agentes atendem às reclamações dos moradores registradas no 156 (telefone ou aplicativo Vitória Online).

Assim que a denúncia de poluição sonora é recebida, agentes de Proteção Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) vão ao local, verificam o nível de pressão sonora e adotam as medidas cabíveis, baseados na legislação.

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) vai manter a escala dos grupamentos de Trânsito e Proteção Comunitária no atendimento à população, por meio do 190, além de pontos base e patrulhamento em todos os bairros da capital.

A Defesa Civil de Vitória vai atuar normalmente em regime de plantão 24h, pelo telefone (27) 98818-4432. Em caso de ocorrências graves, a equipe completa estará pronta para atuação na Capital.

Nos dias 7 e 8, os munícipes poderão se informar sobre variados serviços e obter informações pelo Fala Vitória 156. Além de ligação telefônica, o atendimento pode ser realizado no aplicativo Vitória Online e no portal da Prefeitura de Vitória.

Por telefone, o atendimento é das 8 horas às 22 horas. Já pelo aplicativo Vitória Online ou pelo site, o atendimento é 24 horas por dia.

Escolas particulares

De acordo com o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES), cada instituição de ensino tem autonomia para decidir se funcionará ou não na sexta-feira (09). 

Leia também: Cidades do ES recebem alerta de queda de temperatura e ventania

Pontos moeda