Geral

Mais 21 venezuelanos chegam a Vitória em ônibus da Bahia

Uma das integrantes do grupo contou que a equipe de assistência social de Itabuna, na Bahia, pagou as passagens para eles virem para o Espírito Santo

Foto: Leitor Folha Vitória

Mais um grupo de venezuelanos desembarcou, na manhã desta terça-feira (30), na Rodoviária de Vitória. As pessoas são todas familiares do primeiro grupo de venezuelanos que desembarcou no terminal há duas semanas

O grupo composto por sete adultos e 14 crianças chegou por volta das 9h20 em um ônibus. Eles contaram à reportagem da TV Vitória/Record TV que vieram de Itabuna, no sul da Bahia. 

Uma das integrantes do grupo contou que a equipe de assistência social do município pagou as passagens para eles virem para o Estado.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Os pertences que acompanham os venezuelanos durante a viagem em busca de um novo lar está em sacos. Ao desembarcar, eles receberam alimentos para o café da manhã doados por outros passageiros e funcionários que sensibilizaram com a situação.

Uma igreja providenciou o transporte do grupo para levá-los para o abrigo onde estão os familiares, que chegou à Capital há cerca de duas semanas. No entanto, ainda não há informações se o grupo poderá ficar no local devido a capacidade do espaço. 

LEIA TAMBÉM: Venezuelanos são transferidos de abrigo em Vitória

O cacique Rubem Mata-Mata, que representa a família, afirma que avisou a prefeitura de Vitória na noite desta segunda-feira (29) sobre a chegada dos familiares. Mas, segundo ele, nenhum assistente social do município esteve no local para receber as pessoas no desembarque. 

Leitor Folha Vitória
Leitor Folha Vitória
Leitor Folha Vitória
Leitor Folha Vitória
Leitor Folha Vitória
Leitor Folha Vitória

Primeiro grupo de venezuelanos chegou à Vitória há duas semanas

O primeiro grupo com 25 venezuelanos chegou à Vitória em 16 de agosto. Eles vieram em um ônibus fretado pela prefeitura de Teixeira de Freitas, também no sul da Bahia. 

Os venezuelanos foram acomodados em um abrigo municipal na região da Grande São Pedro. Na ocasião, a prefeitura disse que não estava preparada para a chegada de outro grupo.

LEIA TAMBÉM: "Foram jogados aqui como lixo", diz moradora que viu chegada de venezuelanos a Vitória

Os novos venezuelanos que desembarcaram nesta terça-feira receberam apoio de uma igreja evangélica que disponibilizou o transporte para o abrigo municipal. O cacique que representa a família pede à prefeitura um espaço maior, além de doações de alimentos e agasalhos.

O que dizem as prefeituras?

Em nota, a Prefeitura de Itabuna informou que o grupo de venezuelanos estava na cidade de Jequié, na Bahia, e entrou em contato pedindo ajuda com passagens de ônibus para se juntar aos familiares, que já se encontravam na capital capixaba.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, irá conceder uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (30) para falar sobre o assunto. A reportagem será atualizada assim que as novas informações forem divulgadas.

*Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda