Geral

Solidariedade: capixabas fazem ação para doar marmitas e cobertores no ES

O projeto começou em março de 2020. Os amigos contam com apoio de pessoas que moram em outros países e Estados para arrecadar doações

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram

As temperaturas caíram no Espírito Santo desde a noite do último domingo (28). O fenômeno ocorre por causa da passagem de uma frente fria, que também tem provocado ventos fortes. O clima mais frio acende a solidariedade em muitas pessoas. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Um grupo de capixabas se reúne semanalmente para distribuir marmitas para pessoas em situação de rua. Uma das idealizadoras da ação chamada de "Corrente do Bem", Alexandra Muhd, conta que o grupo começou a distribuição no começo da pandemia de covid-19.

"Começamos em 2020 a fornecer comida para as pessoas em situação de rua. Com a pandemia, as ruas ficaram vazias e as pessoas muito necessitadas, mais do que já estavam. Nós recebemos doações e repassamos. Nos reunimos às 17h das terças-feiras. Algumas pessoas cozinham, outras oferecem cobertores, outras entregam", disse.

LEIA TAMBÉM: Setembro começa com chuva fraca em diversas cidades do ES

A outra idealizadora, Géssica Muhd, lembra que mais do que marmitas e cobertores, a ação movida pelos amigos alimenta a alma e aquece o coração.

"Fazer esse trabalho não é fácil. Principalmente quando a gente fala de direitos básicos do ser humano, como moradia e alimentação, mas quando a gente vê que o nosso projeto ameniza, mesmo que provisoriamente, a dor e o sofrimento de algumas pessoas, isso traz conforto, alegria e principalmente esperança. A corrente leva alimento e cobertores para as pessoas carentes, mas mais do que isso: levamos carinho, atenção, um olhar acolhedor", frisou.

Ação rompe fronteiras e conta com apoiadores de fora do Brasil e de outros Estados

A "Corrente do Bem" já rompeu o território capixaba e, atualmente, tem a colaboração de pessoas de outros Estados e até mesmo de fora do país. 

Natural de Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, Diego Mayer mora atualmente em Lisboa, em Portugal. O capixaba é uma das pessoas que apoia a iniciativa fazendo doações. 

"Conheci a 'Corrente do Bem' por uma amiga e pela internet. Essa é uma forma de ficar mais perto dos meus, do Brasil, é uma forma de me fazer mais presente", disse.

Grupo também ajuda mães solo do ES

Além das pessoas em situação de rua, o grupo também ajuda mães solo com doações de cestas básicas. 

"Como eu sou mãe, sou mulher, enxerguei a necessidade de cuidar de algumas mulheres, algumas mães solo também. Tem famílias de extrema vulnerabilidade que cuidamos. É de encher o coração quando uma pessoa ajuda. Corrente é isso. Vários elos unidos para fazer algo maior", disse Alexandra.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura pede apoio a órgãos para dar assistência a venezuelanos que chegaram a Vitória

Alexandra lembra que todos que queiram ajudar, seja com doação de alimentos, roupas, cobertores ou até mesmo com tempo e disponibilidade, será bem-vindo. 

"Se alguém quiser somar, trazendo alimentos prontos e seguir a rota conosco também será muito bem-vindo". 

Os interessados em participar da ação podem entrar em contato por meio do perfil no Instagram @correntedobem.amores.

Veja outros pontos de doações na Grande Vitória

Em Vila Velha, as doações de cobertores e roupas, também podem ser realizadas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo a prefeitura, as peças são doadas para as pessoas em situação de rua que frequentam, por exemplo o Centro Pop e os abrigos.

A sede da Secretaria fica na Rua Henrique Laranja, nº 397, no Centro de Vila Velha. As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

LEIA TAMBÉM: "Uma mistura de emoções", diz mulher que teve corpo queimado após ex ser condenado

A Serra, por sua vez, realiza a campanha “Aquecer é Acolher” para arrecadar agasalhos e cobertores. As doações podem ser feitas na sede da prefeitura, em Serra Sede, das 8h às 17h.

As doações também podem ser entregues no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº 5.416, das 8h às 17h, e no Centro Pop, que fica na Rua Ilma Henriques, nº 114, bairro Jardim Limoeiro, das 7h às 19h.

Em Cariacica, a Secretaria de Assistência Social informou que conta com a campanha "Cobertor Solidário", que arrecada agasalhos e cobertores para serem doados para a população em situação de rua. 

As doações também podem ser feitas no Acolhimento Institucional para Adultos em Situação de Rua, na Rua Álvaro Machado, nº 71, em Campo Grande, das 8h às 17h.

Além disso, é possível entregar as doações de roupas e alimentos no Centro Pop, na Rua Manoel Freire Corrêa, nº 22, em Santa Bárbara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.

LEIA TAMBÉM: Novas cores de ônibus do Transcol chamam a atenção. A cor vai mudar?

Em Viana, a doação de agasalhos, cobertores e roupas pode ser feita no almoxarifado do Centro de Referência de Assistência Social no bairro Marcílio de Noronha. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Avenida Vitória, nº 11.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Cras por meio dos telefones (27) 3396-2818 e (27) 99745-1186 ou com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social pelos contatos (27) 2124-6779 e (27) 99868-1473.

Pontos moeda