Geral

Venezuelanos deixados em Vitória são levados para abrigo

Grupo de 25 indígenas da etnia Warao vieram da cidade baiana de Teixeira de Freitas e desembarcaram na capital capixaba na madrugada desta terça (16)

Foto: Lucas Melo/TV Vitória

Os venezuelanos, que foram deixados na Rodoviária de Vitória por um ônibus vindo de Teixeira de Freitas, fretado pela própria prefeitura da cidade baiana, na madrugada desta terça (16), estão sendo transferidos para o Centro Pop, em Santo Antônio, na Capital.

Eles embarcaram em vans e micro-ônibus, oferecidos pela Prefeitura de Vitória no começo desta noite. O grupo é composto por 25 indígenas da etnia Warao e 13 dessas pessoas são crianças, incluindo um recém-nascido de apenas 8 dias. 

Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

O líder do grupo, Ruben Mata, disse à reportagem da TV Vitória/Record TV, que eles chegaram ao Brasil há cerca de um ano em busca de melhores condições de vida, já que a Venezuela passa por uma grande crise econômica e humanitária. 

A primeira parada em terras brasileiras foi no Pará, no Norte do país. De lá, foram para Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia. 

Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

Os venezuelanos alegam que a prefeitura da cidade baiana colocou todos eles em um ônibus com destino a Vitória, onde chegaram no começo desta madrugada. 

O líder explicou que mais 21 venezuelanos devem chegar nas próximas horas. Assim que chegaram ao Espírito Santo, sem ter para onde ir, o grupo montou uma espécie de acampamento na região da Rodoviária de Vitória. 

Equipes da Assistência Social da Prefeitura de Vitória estiveram no local para prestar os primeiros auxílios ao grupo. 

LEIA TAMB´ÉM: >> "Foram jogados aqui como lixo", diz moradora que viu chegada de venezuelanos a Vitória

O Governo do Estado informou que notificou a situação aos órgãos do Governo Federal relacionado ao atendimento a estrangeiros, como Ministério da Cidadania, e também ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. 

Procurada, a Prefeitura de Teixeira de Freitas afirmou que prestou todo o auxílio necessário, inclusive o transporte, e que a escolha do destino para o Espírito Santo foi definido pelo próprio grupo.

Com informações do repórter Lucas Melo, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda