Geral

VÍDEO | Baleia morta em praia da Serra permanece no local sem prazo para remoção

Jubarte apareceu sem vida no último domingo (07) em Praia Mole e preocupa frequentadores e banhistas por risco de contaminação e pelo mau cheiro

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor/WhatApp

Uma baleia jubarte, que foi encontrada morta por banhistas no último domingo (07), em Praia Mole, na região de Carapebus, na Serra, ainda está no local. A carcaça do animal já provoca mau cheiro e preocupa frequentadores da praia por conta do risco de contaminação.

Moradores entraram em contato com a TV Vitória, reclamando da demora na retirada do animal.

O presidente do Instituto Orca, Lupércio Barbosa, que também é biólogo, explicou que a maré morta e o difícil acesso de máquinas adequadas são as principais causas no atraso da remoção da baleia.

Segundo Barbosa, trata-se de uma fêmea adulta, com 12 metros de comprimento, pesando em torno de 25 toneladas, o que deixa até mesmo o processo de necropsia, para saber a causa da morte, complicado de se realizar.

Sobre os riscos para quem frequenta a praia, ele ressalta que, assim como qualquer animal em decomposição, o mau cheiro e o óleo que a carcaça solta deixam o local impróprio para banho até que todo o material seja decomposto naturalmente.

Outra consequência apontada pelo especialista é a possibilidade de animais como, invertebrados e microorganismos da região, morram devido à decomposição do animal.

Prefeitura não tem maquinário para remoção

A Prefeitura da Serra informou, por meio de nota, que segue tentando adquirir com empresas parceiras o maquinário para fazer a remoção da baleia. O local é de difícil acesso e não há um prazo para retirada do animal da orla.

LEIA TAMBÉM: >> Vacinação antirrábica em Campinho durante toda a semana



Pontos moeda