Hub de Inovação do Grupo Buaiz completa 1 ano criando conexões e novos projetos
Ao longo do primeiro ano de atividades, o Hugb se aproximou de diversas startups, empresas e instituições. Além disso, estabeleceu conexões que ajudaram a acelerar as iniciativas de inovação e desenvolver projetos na área de tecnologia
O Hugb, Hub de Inovação do Grupo Buaiz, celebra seu primeiro aniversário após um ano de atuação em diversas ações no ecossistema de inovação capixaba e, principalmente, contribuindo com iniciativas e projetos inovadores para as empresas que compõem o Grupo Buaiz, que tem 82 anos de trajetória no Espírito Santo.
Ao longo do primeiro ano de atividades, o Hugb se aproximou de diversas startups, empresas e instituições. Além disso, estabeleceu conexões importantes que ajudaram a acelerar as iniciativas de inovação e desenvolver projetos na área de tecnologia, gerando valor nos negócios das empresas do grupo: Buaiz Alimentos, Rede Vitória de Comunicação, Shopping Vitória e Escola Americana de Vitória.
"É um momento de muita comemoração. O Hugb está cumprindo seu papel tanto em ajudar as empresas do grupo quanto de ser espaço para novas startups em qualquer estágio de implantação, o que contribui para o desenvolvimento da economia do Estado como um todo", destaca o CEO do Hugb, Americo Buaiz Neto, que também é vice-presidente da Rede Vitória.
Para o diretor-presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, a atuação do Hugb representa a revitalização do grupo.
"As empresas estão em momentos diferentes quando falamos em inovação e isso faz parte do processo. Mas é importante destacar que o slogan do Hugb é algo que realmente está acontecendo em todas as empresas, ou seja, no Grupo Buaiz a inovação é um projeto de todos."
Confira alguns números do Hugb:
• Realização de 6 squads envolvendo as empresas do grupo;
•Jornadas de inovação com a alta gestão e colaboradores de influência nas empresas do Grupo Buaiz, com 43 líderes, 44 multiplicadores em um ano e outros 34 novos a partir deste segundo semestre;
• 116 conexões (startups e empresas);
•12 POCs (provas de conceito) em andamento, sendo 8 projetos em andamento com startups;
• 48 pitchs para o Grupo Buaiz;
• Desenvolvimento de 2 programas de ideias, sendo recebidas um total de 597 ideias para inovação de processos;
• 324 horas de capacitação, com workshops e apresentações de metodologias de inovação, promovendo a cultura de inovação nas empresas
INOVAÇÃO NAS EMPRESAS DÁ ESPAÇO PARA NOVOS PROJETOS
O head de Operações do Hugb, Júlio César Pessanha, destaca que o primeiro ano do Hugb foi marcado por várias ações e provocações entre os líderes e colaboradores das empresas.
"Criamos um grupo muito unido neste ano, que pensa em conjunto para melhorar os processos e criar novos negócios em cada empresa do grupo. Ao mesmo tempo, criamos um site e canais para estabelecer conexões e prospectar startups no mercado. São projetos que já deram ou que irão dar muitos frutos", resume.
No Shopping Vitória, por exemplo, as ações do Hugb têm feito os colaboradores olharem para os seus próprios processos. Além de buscar a redução de custo e a melhora da experiência do cliente, a inovação, como um todo, virou uma aposta do shopping.
O projeto Shopping de Ideias chega em seu terceiro ciclo e foi premiado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) como melhor projeto de inovação em shoppings do Brasil.
No ano passado, a plataforma recebeu 200 ideias dos colaboradores que atuam no local. Quando foi lançada, a iniciativa premiou um grupo de funcionários que teve a ideia de usar uma borrachinha em saboneteiras de 13 banheiros do shopping.
Uma simples borrachinha, que custava R$ 0,50, acabou com o desperdício e representou uma economia de R$ 102 mil ´no ano para o empreendimento.
"Inovar é isso, enxergar o óbvio de forma diferente para o benefício de todos, e é uma cultura que estamos avançamos cada vez mais. ", afirmou o diretor-geral da unidade Raphael Brotto.
"Estamos no terceiro ciclo do Shopping de Ideias. O nosso principal desafio é transformar todas as ideias em projetos e novas oportunidades", completa Fabiano Martin, gerente de TI do SV.
Um novo projeto desenvolvido é inserir o uso de Inteligência Artificial na construção de um chat bot em um canal de comunicação com os lojistas. O objetivo é facilitar os problemas do dia a dia, desde as dúvidas mais básicas até os processos administrativos e de serviços.
Na Buaiz Alimentos, que tem como diretora-geral Eduarda Buaiz, o trabalho de fomento do Hugb deu "asas" para que os colaboradores da empresa criassem até novos produtos.
"A equipe se reuniu com grande entusiasmo para pensar novas ideias e projetos inéditos nasceram durante as jornadas de inovação. O grupo buscou um produto que trouxesse algo diferente e a ideia foi sendo lapidada", diz.
Já na Rede Vitória, a atuação do Hugb está sendo fundamental para rever e melhorar vários processos internos, além de estimular e fazer conexões que ajudam a criar soluções para desafios de uma área que vive em constante transformação, que é a Comunicação.
"Temos novos olhares e desafios, mas não existe um consenso no mercado sobre o melhor caminho a seguir. O desafio é justamente desempenhar este papel de criar novas ideias e projetos atrelados a negócios, mas sem deixar o 'carro' parar, apresentando resultados com uma empresa saudável, que é o caso da Rede Vitória", ressalta o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni.
Com um squad em andamento na Rede Vitória, a líder de inovação, Aline Cerutti, lembra que neste primeiro ano foi feito todo um trabalho de levantar o histórico, as tendências e o tamanho do setor de comunicação, além de mapear uma série de oportunidades para que a inovação fizesse parte das mudanças na rede.
"Estamos com um grande projeto em andamento, que foi selecionado em um programa do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) em parceria com a Meta, que vai receber o valor de 15 mil dólares para ser desenvolvido. Estamos todos animados com o que está por vir", contou.
Nova disciplina e app na Escola Americana de Vitória
Na Escola Americana de Vitória, um dos projetos deu tão certo que virou uma disciplina que hoje faz parte da grade curricular dos estudantes.
"É uma forma de preparar os alunos para o mundo corporativo", explica a líder de inovação do Hugb, Anna Paula Oliveira.
Outro novo projeto em execução e prestes a ser lançado é um aplicativo para mobile que foi pensado para melhorar a comunicação dentro e fora da escola, uma iniciativa para ter uma comunicação efetiva e clara para pais e alunos.