Geral

VÍDEO | Filhote nasce e é abocanhado por onça-pintada em zoológico

O momento foi flagrado por alunos que visitavam o loca em Marechal Floriano, no Espírito Santo; eles chegaram a ser coagidos para apagarem o registro em vídeo

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

Uma cena inusitada e rara foi presenciada por estudantes durante uma visita ao zoológico de Marechal Floriano, único do Espírito Santo. 

Eles flagraram o nascimento de um filhote de onça-pintada, que foi, posteriormente, abocanhado por um macho da mesma espécie.

O momento foi registrado em vídeo, em um momento em que poucos estudantes observavam os animais. 

Nas imagens, é possível ver o momento em que a mãe limpava o animal e, logo depois um estranhamento entre ela e um macho, que abocanhou o filhote.

O fato surpreendeu até mesmo a guia e os proprietários do zoológico. De acordo com o estudante Gustavo Gregorio da Silva, 17 anos, que foi um dos que presenciaram a cena, quem estava guiando os alunos pelo passeio chegou a citar a impossibilidade de isso acontecer.

"A guia disse que era impossível daquilo acontecer. Só acreditou depois que mostramos o vídeo. Ela foi chamar a dona do zoológico e ela também ficou surpresa e desconversou na hora que mostramos o vídeo", contou.

O aluno conta que ficou claro que não sabiam da gravidez da onça. O professor de biologia da turma teria explicado que a fêmea prenha deveria estar isolada dos demais animais da espécie, pois é natural que um macho tente matar filhotes.

Gustavo contou que, após o episódio, a dona do zoológico insistiu para que eles enviassem o vídeo para ela e que o mesmo fosse apagado do celular dos alunos. A atitude chamou a atenção do professor, que repreendeu a mulher e disse que os estudantes poderiam ficar livres para apagar ou não.

"No final do passeio, minha amiga, uma das que gravou o vídeo, foi coagida pela dona a enviar os vídeos. Houve a intervenção do professor Lucas Vale. Ele disse que não estava gostando da atitude dela e achando estranho abordar longe dele, sendo que somos menores de idade e estávamos sob responsabilidade da escola", contou.

Mesmo assim, o aluno disse que a dona insistiu que o vídeo fosse enviado para ela e exigindo a atitude. No entanto, por falta de sinal, os alunos não conseguiram mandar.

"Como lá uma zona rural afastada, não pega rede, não tem sinal. Em dado momento, ela foi grossa comigo quando eu disse que não estava conseguindo enviar o vídeo, pois não tinha sinal. Ela disse 'eu preciso do vídeo agora', 'você tem que me mandar agora'", lembrou.

O aluno ainda disse que ficou um clima estranho entre os cerca de 50 alunos e a organização do zoológico. Após o episódio, a equipe isolou a área da jaula das onças com cones.

Professor diz que alunos tiveram sorte com a cena

Por meio das redes sociais, o professor Lucas Vale comentou o episódio e relatou que os alunos tiveram sorte de presenciar o fato, pois a cena é rara até mesmo na natureza.

"Um macho que estava lá abocanhou o bebê de forma muito abrupta e saiu correndo. Eles chamaram a dona do zoológico e ela deu uma desconversada e ficou claro que não sabiam que ela estava grávida. Se eles soubessem, a fêmea não estaria lá no meio dos outros", relatou.

O professor ainda comentou sobre o fato de a dona ter coagido os alunos para que eles enviassem e apagassem o vídeo. 

"Ela me chamou em um canto e disse que os alunos precisavam apagar o vídeo, pois era uma questão ética e tal. Ela ficou extremamente preocupada e com medo de o vídeo ser postado. Entendi que ela ficou com medo, pois o zoológico é responsável pelas onças".

Iema visitou o zoológico nesta quarta

Um dia após o nascimento do filhote, técnicos do Iema realizaram uma visita ao zoológico e informaram que mãe e bebê onça passam bem e já estão isolados dos outros animais.

Veja nota na íntegra:

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) enviou uma equipe ao zoológico nesta quarta-feira (23) para apurar o ocorrido.

O filhote da onça está vivo e sendo cuidado e alimentado pela mãe. A fêmea e o filhote estão em uma estrutura separada das demais onças e sendo observados, visto que o animal está estressado e a situação exige o mínimo de contato possível no momento.

O Iema ressalta que foi comunicado do fato apenas no final da noite desta terça-feira (22). O zoológico está autorizado a funcionar e é vistoriado periodicamente pela equipe de Fauna do Iema.

Zoológico diz que mãe e filhote passam bem

Nas redes sociais, o Zoo Parque da Montanha publicou um posicionamento a respeito do caso. No texto, o zoológico diz que a mãe e o filhote passam bem e estão recebendo os devidos cuidados.

Confira a nota na íntegra:

O ZooPark da Montanha, informa o nascimento de um indivíduo de onça-pintada, no dia 22 de Agosto de 2023. 

Mãe e filhote passam bem, e estão sendo monitorados pela equipe. Ressaltamos ainda, que recebemos a vistoria do Órgão Ambiental responsável, IEMA, que constatou que os animais estão recebendo os devidos cuidados. Agradecemos a preocupação e carinho de todos.



Pontos moeda