Geral

Chuvas causam 280 mortes na Índia e no Paquistão

Redação Folha Vitória

Srinagar, Índia - O número de mortes por deslizamentos de terra e enchentes provocados por fortes chuvas de monções subiu para 280 no norte da Índia e no Paquistão, disseram autoridades dos dois países neste domingo.

Cinco dias de chuva incessante na Caxemira indiana já mataram pelo menos 120 pessoas na pior enchente na região em mais de cinco décadas, inundando centenas de aldeias e provocando deslizamentos de terra. No vizinho Paquistão, mais de 160 pessoas morreram e milhares de casas desabaram. Um funcionário do governo assinalou que a situação estava se tornando uma "emergência nacional".

Equipes de resgate em ambos os países usavam helicópteros e barcos para tentar chegar até dezenas de milhares de pessoas que estão isoladas em suas casas, enquanto as águas continuavam subindo e deixavam muitas aldeias submersas.

Paquistão e Índia sofrem enchentes generalizadas todo ano durante a temporada de monções, que vai de junho a setembro. Em 2010, enchentes mataram 1,7 mil pessoas no Paquistão. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda