Geral

Número de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT cresceu 14%

Maior número de acidentes e de conhecimento da vítima sobre seus direitos explicam o crescimento no número de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT

O número de acidentes com vítimas tem aumentado, visto que a frota que circula no país é cada vez maior Foto: ​Site de Linhares

O número de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT cresceu 14% no primeiro semestre de 2014 em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o Márcio Norton, diretor da Seguradora Líder-DPVAT, esse dado representa duas realidades diferentes.

“Primeiro é que, infelizmente, o número de acidentes com vítimas tem aumentado, visto que a frota que circula no país é cada vez maior, principalmente de motocicletas; segundo, que um maior conhecimento de que toda vítima de acidente de trânsito tem direito ao Seguro DPVAT faz com que uma parcela maior da população, ciente deste benefício, acabe solicitando a indenização com mais rapidez”.

Segundo Norton, a seguradora vem reforçando ano a ano as campanhas institucionais para conscientizar as pessoas e tornar o Seguro DPVAT cada vez mais conhecido dos brasileiros.

“É justamente para isso que a companhia trabalha: para que o Seguro DPVAT seja cada vez mais acessível à população. Então, além das campanhas nas mídias tradicionais e nas mídias sociais, a Seguradora Líder-DPVAT vem ampliando o número de pontos de atendimento. Hoje são mais de 7,5 mil em todo o Brasil, para que a população encontre um ponto para dar entrada no Seguro DPVAT com facilidade, sem recorrer a ajuda de intermediários, que muitas vezes acabam lesando a vítima ou seus herdeiros legais. Nunca é demais lembrar, mas solicitar o Seguro DPVAT é um procedimento fácil, rápido e totalmente gratuito”.

O Nordeste foi a região que registrou o maior número de acidentes indenizados pelo Seguro DPVAT em suas três garantias (Morte, Invalidez Permanente e Reembolso de Despesas Médicas e Hospitalares): 34% (113.996) durante o primeiro semestre de 2014, apesar desta região ter apenas a 3ª maior frota do país.

Já o Sudeste, que possui a maior frota, ficou em segundo lugar, representando 26% (89.466) das indenizações pagas no período. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste registraram, respectivamente, 19%, 11% e 10% do total pago.

“O Sudeste, entretanto, lidera o quadro de benefícios pagos por morte, somando 37% do total pago no primeiro semestre. Nordeste ficou em segundo lugar, com 29%. Quando analisadas as indenizações por morte regionalmente segmentada por tipo de veículo, a tendência é de maior letalidade em acidentes envolvendo automóveis. O panorama muda, entretanto, nas regiões Nordeste e Norte, onde as motocicletas são responsáveis por 59% e 57% das mortes, respectivamente. São as únicas regiões do país em que a frota do veículo de duas rodas supera o número de carros”, finaliza o diretor.

O Sincor-ES, mantem em seu escritório e em seus postos de atendimento equipe especializada que da orientações gratuito as vitimas de acidente de transito, e  presta todo atendimento com protocolo dos processos e acompanhamento até a sua efetiva liquidação.

Pontos moeda