Geral

Presidente da Ucrânia fala ao parlamento canadense

Redação Folha Vitória

Ottawa, Ontario - O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, disse que seu país "cruzou o Rubicão" para um novo olhar para o Ocidente, que deixa para trás a escuridão do passado russo. A expressão, que tem origem no período da república romana, refere-se a uma decisão arriscada para a qual não existe volta.

As declarações de Poroshenko foram feitas durante discurso ao Parlamento canadense nesta quarta-feira. O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, saudou Poroshenko, que elogiou o país por seu inabalável apoio à Ucrânia. O Canadá abriga mais de 1 milhão de ucranianos e seus descendentes.

No início desta semana, Poroshenko assinou um acordo de cooperação com a União Europeia que vai aprofundar os laços econômicos e políticos e ajudar a consolidar o foco da Ucrânia em direção a Europa e se afastar da Rússia.

Poroshenko disse que esta foi a última despedida da Ucrânia para a União Soviética e que os ucranianos não irão "nunca, jamais voltar a seu passado terrível" Fonte: Associated Press.

Pontos moeda