China pede que países retomem negociações de programa nuclear da Coreia do Norte

Geral

China pede que países retomem negociações de programa nuclear da Coreia do Norte

Redação Folha Vitória

Pequim - A China pediu que países envolvidos nos esforços diplomáticos para encerrar o programa nuclear da Coreia do Norte retomem o diálogo. As negociações estão praticamente paradas há sete anos. O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, disse que o trabalho conjunto entre China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte ainda é a melhor forma de lidar com a disputa.

O comentário foi feito em um simpósio que celebra o décimo aniversário da declaração conjunta emitida pelos países, em que todos eles se comprometiam a acabar com os programas nucleares na península da Coreia. O diálogo foi barrado em 2008, quando a Coreia do Norte se recusou a autorizar inspeções.

"É preciso que todos os países reativem a declaração conjunta e façam esforços para criar condições, chegar ao consenso e abrir o caminho para a retomada do diálogo", afirmou Wang a acadêmicos e oficiais. O ministro também pediu às partes envolvidas para evitar exacerbarem as tensões na península. Fonte: Associated Press.