Geral

China pede que países retomem negociações de programa nuclear da Coreia do Norte

Redação Folha Vitória

Pequim - A China pediu que países envolvidos nos esforços diplomáticos para encerrar o programa nuclear da Coreia do Norte retomem o diálogo. As negociações estão praticamente paradas há sete anos. O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, disse que o trabalho conjunto entre China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte ainda é a melhor forma de lidar com a disputa.

O comentário foi feito em um simpósio que celebra o décimo aniversário da declaração conjunta emitida pelos países, em que todos eles se comprometiam a acabar com os programas nucleares na península da Coreia. O diálogo foi barrado em 2008, quando a Coreia do Norte se recusou a autorizar inspeções.

"É preciso que todos os países reativem a declaração conjunta e façam esforços para criar condições, chegar ao consenso e abrir o caminho para a retomada do diálogo", afirmou Wang a acadêmicos e oficiais. O ministro também pediu às partes envolvidas para evitar exacerbarem as tensões na península. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda