Geral

Chuva em SP faz córrego transbordar e vento derruba árvores

Redação Folha Vitória

São Paulo - As chuvas na tarde desta terça-feira, 8, causam alagamentos na cidade de São Paulo e complicam o trânsito e a circulação de composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô. Às 17h, o córrego Ipiranga, na zona sul, transbordou na altura da Rua Ribeiro Lacerda, esquina com Avenida Professor Abraão de Moraes. No mesmo horário também houve o transbordamento do Córrego dos Meninos, na altura da Avenida Guido Aliberti.

Duas pessoas foram arrastadas pela correnteza no ABC Paulista - uma foi salva em São Bernardo do Campo pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 17h30, e a outra estava desaparecida até as 17h45.

Na capital paulista, uma árvore caiu em cima de um carro na Rua Rodésia, altura do número 200, na Vila Madalena, zona oeste. Às 17h45, os bombeiros resgataram uma vítima de dentro do carro com fratura no fêmur. Ela foi encaminhada ao Hospital das Clínicas.

A corporação informou que, nas últimas horas, 35 árvores caíram na cidade nos bairros do Mandaqui, Carrão, Tatuapé, Casa Verde, Pinheiros e centro, e em Osasco. Nesta cidade, um veículo ficou ilhado no acesso à Avenida Autonomistas, com dois passageiros. Também houve, na capital, registro de sete desabamentos de muros, telhados e até queda de barranco.

Alagamentos

Por volta das 18h, a capital paulista registrava 26 pontos de alagamentos - quatro deles intransitáveis. Havia alagamentos na Marginal do Tietê - além de árvores caídas - e na do Pinheiros. São Paulo entrou em estado de atenção para enchentes às 14h15, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE). Na região central, a Avenida Rio Branco tem o tráfego interditado nos dois sentidos.

A pista expressa da Marginal do Tietê, no sentido Ayrton Senna, próximo à Ponte do Aricanduva, na zona leste, também estava inundada. Já na Marginal do Pinheiros, havia interdição na pista local no sentido Rodovia Castelo Branco, próximo ao Parque do Povo, na região da Ponte Cidade Jardim, na zona sul.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) teve problemas por causa chuva. Na Linha 9-Esmeralda, onde as falhas são recorrentes em dias de chuva mais intensa, os trens circularam com velocidade reduzida a partir das 16h40, no início do horário de pico. As composições passaram com um maior tempo de intervalo entre as estações Osasco, na Região Metropolitana, e Grajaú, na zona sul da capital.

As linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás do Metrô também operavam com velocidade reduzida.

Segundo o CGE, a chuva forte atinge os bairros de São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, na zona leste. A precipitação é moderada em Jaçanã, Tremembé, Santana e Vila Maria/Vila Guilherme. Áreas de instabilidade provenientes do interior do Estado atingem a capital e municípios vizinhos, "provocando chuva intermitente de intensidade moderada, por vezes fortes", de acordo com o CGE.

Pontos moeda