Geral

Cidades do Sul do Estado celebram o 7 de Setembro com desfiles cívico-escolares

Guaçuí, Itapemirim, Presidente Kennedy, Marataízes e Mimoso do Sul celebram a data. Além de fanfarras, tem a participação das escolas estaduais e municipais

Novidades no desfile de Guaçuí: ex-atiradores e participação de motoclubes e do Fusca Clube local. Foto: Divulgação/Prefeitura

O 193º aniversário do Dia da Independência do Brasil será comemorado nesta segunda-feira (7) e cidades do Sul do Estado mobilizam as escolas municipais e estaduais para desfiles em suas praças principais. Em todos os municípios o evento contará com a presença de autoridades políticas e oficiais das polícias Militar e Civil, além de representantes de outros segmentos sociais.

Em Guaçuí, na região Caparaó, o desfile deste ano será na Avenida Marechal Floriano, no centro da cidade. A partir das 8h devem desfilar cerca de 1.800 pessoas de diversas entidades, como o Tiro de Guerra (TG) de Guaçuí; a Polícia Militar do Espírito Santo; o Corpo de Bombeiros Militares do Espírito Santo; a Lira Santa Cecília, o Rotary Clube, o Lions Clube, as Lojas Maçônicas, a Terceira Idade “Alegria de Viver”, entre outros. Desfilarão, também, as unidades de ensino municipais e estaduais, com representação de 11 escolas. “Os participantes poderão ver algumas novidades, o TG vai desfilar, também, com um pelotão de ex-atiradores, vamos ter a participação de motoclubes e do Fusca Clube de Guaçuí”, comenta uma das coordenadoras do evento, Maria das Dores Gama.

A Corporação Musical do balneário será a atração principal de Itapemirim. Foto: Divulgação/Prefeitura

Já em Itapemirim, o desfile de 7 de Setembro terá como tema os “200 Anos de Emancipação Política” do município. O evento terá início nesta segunda-feira (7) às 15h, no balneário de Itaipava. A tradicional comemoração contará com a participação das escolas municipais e estaduais e a premiada Corporação Musical Douglas Ramos Dias de Itapemirim (Comudi). Na terça-feira (8), dia máximo da festividade de 200 anos do município, será a vez de acontecer o desfile militar, a partir das 08h, na Praça Domingos José Martins, na Vila de Itapemirim, sede do município.

Em Presidente Kennedy, o desfile está previsto para começar às 9h na Praça Manoel Fricks Jordão, no Centro. Cerca de 800 alunos das redes estadual e municipal de ensino estarão presentes e o tema será a sustentabilidade e o reaproveitamento e manutenção dos recursos hídricos, para o uso racional da água.

Ainda no litoral Sul, em Marataízes, a comemoração do aniversário da Independência do Brasil será na Barra de Itapemirim, em frente à Escola “José Marcelino”, a partir das 8 horas, com hasteamento da bandeira e desfile das escolas locais e da tradicional Corporação Musical de Marataízes (Comusma).

Em Mimoso a celebração teve início neste sábado (5) no distrito de Ponte do Itabapoana. Foto: Divulgação/Prefeitura

Em Mimoso do Sul, a celebração ao Dia da Independência teve início neste sábado (5) por ocasião da festa do distrito de Ponte do Itabapoana. Na sede do município o desfile será na terça-feira (8) saindo da Praça das Mangueiras às 8h e irá até o Ministério Público para um ato cívico em frente ao prédio, preparado pela Secretaria Municipal de Educação. Participarão alunos das escolas de ensino infantil e fundamental das redes estadual e municipal.

Pontos moeda