Geral

Furacão Joaquim se fortalece e deve chegar às Bahamas na noite de hoje

Redação Folha Vitória

Miami - O furacão Joaquim se fortalece e ruma às Bahamas, com ventos máximos de 129 quilômetros por hora. Seguindo uma trilha projetada, a tempestade está prevista para passar por partes centrais do país na noite desta quarta-feira e na quinta-feira. As ilhas devem enfrentar ventos severos, chuvas pesadas e inundação costeira.

Geoffrey Greene, meteorologista do Departamento de Meteorologia das Bahamas, disse que o centro da tempestade deve se aproximar do país às 14h da quinta-feira, seguindo para o sudoeste em uma velocidade de nove quilômetros por hora. Escolas já estão fechadas desde o meio-dia desta quarta-feira.

Segundo estimativas dos meteorologistas, as precipitações devem atingir de 8 a 13 centímetros no centro das Bahamas, Long Island e Exuma. Os prejuízos em Nova Providência devem ser mínimos, inclusive em sua capital, Nassau, com previsão de chuvas esparsas e trovoadas.

O furacão ainda deve passar próximo às ilhas de São Salvador, Cat Island e Rum Cay entre a madrugada desta quinta-feira e a manhã de sexta.

As previsões do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos estimam que a tempestade se aproximará da costa leste do país norte-americano no começo da próxima semana. Eric Blake, especialista em furacões, afirma que os "residentes da Carolina do Norte devem estar atentos e monitorar a tempestade."

O centro ressalta que ainda é cedo para dizer quais os possíveis impactos de Joaquim nos Estados Unidos, devido à complexidade do quadro climático. Fonte: Associated Press

Pontos moeda