Obama e Raúl Castro conversam por telefone antes de visita do papa Francisco

Geral

Obama e Raúl Castro conversam por telefone antes de visita do papa Francisco

Redação Folha Vitória

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente de Cuba, Raúl Castro, tiveram uma conversa por telefone - um fato raro - antes da visita do Papa Francisco aos dois países.

A Casa Branca informou que Obama e Castro elogiaram o papel do Papa em "ajudar a avançar as relações entre os dois países." O Pontífice foi peça fundamental nas reuniões secretas que levaram a uma aproximação nas relações entre Cuba e os Estados Unidos, inclusive oferecendo o Vaticano como uma localização neutra para conduzir as negociações.

A visita de Francisco aos EUA e Cuba ocorre no momento em que os dois países trabalham para normalizar suas relações, após meio século de ruptura diplomática. Na sexta-feira, os Estados Unidos abrandaram normas para cidadãos que desejam viajar para Cuba ou fazer negócios com o número crescente de empreendedores do país, uma medida que tem como objetivo conceder uma maior liberdade econômica para a ilha.

Os Departamentos do Tesouro e do Comércio afirmaram que as novas regulamentações, que começam a valer a partir de segunda-feira, simplificam os procedimentos para turismo, telefonia e investimentos de Internet e transferência de dinheiro para Cuba.

"Os líderes discutiram os passos que os Estados Unidos e Cuba podem tomar juntos e individualmente para avançar na cooperação bilateral, mesmo que continuemos tendo diferenças em temas importantes e trataremos dessas diferenças de maneira respeitosa", informou a Casa Branca.

O Papa Francisco deve chegar em Cuba no sábado. Depois, ele viaja para os Estados Unidos para uma visita a diversas cidades, incluindo uma reunião na Casa Branca com Barack Obama.

Obama e Castro falaram pela primeira vez em dezembro, depois que o processo secreto para restaurar as relações diplomáticas foi revelado. Eles também se encontraram pessoalmente este ano, durante uma cúpula regional no Panamá. Fonte: Associated Press.