Geral

Obama e Xi Jinping ressaltam importância de trabalho conjunto entre EUA e China

Redação Folha Vitória

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebe nesta sexta-feira o presidente da China, Xi Jinping, para uma reunião na Casa Branca. Antes do encontro a portas fechadas, os dois dirigentes ressaltaram a importância de que os dois países trabalhem juntos.

Obama e Xi se cumprimentaram e sorriram para as câmeras antes da reunião, mas não responderam a questões. Eles devem falar mais tarde à imprensa. Momentos antes do início da reunião, Obama disse que uma China estável, próspera e pacífica beneficia a todos. Ambos os líderes notaram que haverá divergências, com Obama dizendo que os EUA sempre falarão em defesa de "verdades fundamentais", enquanto Xi disse que os dois países precisam ter uma "mente aberta" em relação a suas diferenças.

Obama disse que ele e o líder chinês tratariam sem problemas de suas diferenças, em temas como ataques virtuais e direitos humanos. Segundo o presidente dos EUA, caso os dois países trabalhem juntos, têm a capacidade de moldar o curso do século. Obama comentou ainda que a visita de Xi reflete o histórico de "amizade e cooperação" bilateral. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda