Obama preside encontro sobre Estado Islâmico e se reúne com Raúl Castro

Geral

Obama preside encontro sobre Estado Islâmico e se reúne com Raúl Castro

Redação Folha Vitória

Nova York - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comanda um encontro sobre o combate aos militantes do Estado Islâmico nesta terça-feira, além de se reunir com o presidente de Cuba, Raúl Castro. Antes de voltar a Washington à tarde, ele também se encontra com o presidente do Casaquistão, Nursultan Nazarbayev.

A reunião sobre o Estado Islâmico ocorre em meio a críticas sobre a estratégia de Obama, após o fracasso dos EUA para treinar combatentes de oposição da Síria, no momento em que a Rússia expande seu papel no país.

Obama repassou vários encontros importantes para o vice-presidente, Joe Biden. O vice se reúne, por exemplo, com o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, após o governo do Iraque chegar a um acordo para compartilhamento de informações de inteligência com Rússia, Irã e Síria.

O vice-presidente também se encontra com o líder afegão, Abdullah Abdullah, após a queda de uma importante cidade, Kunduz, agora sob controle do Taleban. As forças oficiais buscam contra-atacar e retomar a área.

Ontem, Obama se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin. De acordo com o secretário de Estado, John Kerry, a conversa foi construtiva e franca, mas obviamente há diferenças. Na Síria, Putin apoia o presidente Bashar Assad, enquanto o governo norte-americano quer retirá-lo do poder. Fonte: Dow Jones Newswires.