• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

ONG quer que Dilma divulgue antes no País plano de combate ao aquecimento global

Geral

ONG quer que Dilma divulgue antes no País plano de combate ao aquecimento global

São Paulo - O Observatório do Clima pediu nesta quinta-feira, 17, à presidente Dilma Rousseff que antecipe a divulgação do plano de combate ao aquecimento global que o governo pretende levar à conferência de Paris, em dezembro.

Conhecido como INDC, esse plano definirá as medidas que o País adotará para cortar emissões de gases de efeito estufa e proteger a população, os ecossistemas e a infraestrutura dos efeitos das mudanças climáticas. Em 2 de setembro, o Observatório do Clima apresentou em Bonn, na Alemanha, o "INDC da sociedade civil", lançado em junho em São Paulo. A proposta orienta sobre como o Brasil pode limitar suas emissões de gases de efeito estufa a 1 bilhão de toneladas de dióxido de carbono equivalente até 2030. O documento sugere a neutralidade de carbono no mundo em 2050, reduzindo assim o risco de mudanças climáticas graves.

No caso do documento do governo, o Observatório do Clima pede, em carta enviada a Dilma, que seja realizada uma reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas para a apresentação dos números que deverão constar na INDC antes de seu registro na Convenção do Clima, além das premissas, modelagem e dos cenários usados em sua elaboração.

Dilma deve anunciar a INDC no próximo dia 27, numa reunião da ONU em Nova York, e o prazo para registro das INDCs dos países signatários da Convenção do Clima se encerra em 1º de outubro.