Presidente da Ucrânia celebra primeira semana de cessar-fogo

Geral

Presidente da Ucrânia celebra primeira semana de cessar-fogo

Redação Folha Vitória

Kiev, Ucrânia - O presidente da Ucrânia Petro Poroshenko celebrou a manutenção do cessar-fogo no leste do país, afirmando que nenhum soldado ucraniano morreu em combates nesta semana. A partir do dia 1º de setembro, a Ucrânia e os separatistas pró-Rússia finalmente conseguiram implementar uma trégua.

Segundo Poroshenko, esta foi a primeira semana desde o início dos conflitos, que já duram mais de um ano, em que nenhum soldado foi morto em confrontos. No entanto, muitos militares morreram em acidentes com minas terrestres. Segundo o presidente ucraniano, os bombardeios não se encerraram completamente, mas o número caiu de mais de 200 por dia para apenas alguns.

Na segunda-feira, o Parlamento da Ucrânia aprovou um projeto de lei que dará mais autonomia ao leste do país. A descentralização do poder era uma condição para uma trégua assinada em fevereiro que visa acabar com os combates entre as tropas do governo ucraniano e separatistas pró-Rússia que deixaram mais de 6.800 mortos. Apesar de um cessar-fogo declarado em fevereiro, ainda ocorriam ataques diários de ambos os lados. Fonte: Associated Press.