Geral

Que calor! Termômetros chegam a 40ºC no Espírito Santo durante a primavera

De acordo com o Incaper, a temperatura foi registrada nesta sexta-feira em Alegre, no sul do Estado, e foi uma das mais altas registradas este ano na região

Calor deve continuar nos próximos três meses no Estado Foto: Divulgação

A primavera chegou na última quarta-feira (23) e, com ela, o calor. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no município de Alegre, no sul do Estado, os termômetros chegaram a marcar 40,5ºC, uma das temperaturas mais altas registradas este ano na região.

Segundo o meteorologista do Incaper, Pedro Pantoja, o município só registrou temperaturas nesse patamar no mês de janeiro, em pleno verão. Ele explica que o aumento significativo do calor tem sido provocado pelo fenômeno conhecido como "El Niño", além do fim do inverno e chegada da primavera.

"A tendência é que as temperaturas continuem altas no Espírito Santo nos próximos três meses. No ano passado também registramos mais de 40ºC em Alegre nesta época do ano, sendo que o normal seria ficar em até 38ºC ou 39ºC", explicou.

A previsão de calor para o Estado também é confirmada pelo instituto Climatempo. Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, os próximos dois meses ainda serão muito quentes e com pouca chuva no Espírito Santo. 

Ele explica que o El Niño, principal causador dessa elevação da temperatura, faz com que as frentes frias fiquem bloqueadas, na maior parte do tempo, sobre o Sul do Brasil. Com o bloqueio das frentes frias, a chuva deve ficar bem abaixo do normal. Dessa forma, de acordo com o meteorologista, haverá picos de calor, semelhantes aos de setembro, nos próximos dois meses, em todas as regiões do Espírito Santo. 

Nascimento afirma ainda que, de forma geral, todas as áreas do Estado terão temperaturas de 2ºC a 3ºC acima da média. "Só para se ter uma ideia, em Vitória é normal termos médias de 17ºC, 29ºC e 30ºC em outubro, novembro e dezembro, respectivamente. Podemos somar até 3ºC na previsão", salientou.

Em comparação com outras regiões do Brasil, o meteorologista garante que as condições do tempo no Espírito Santo ficarão semelhante ao da Região Nordeste, que também sofre com seca e calor em anos de El Niño.

Calor segue no fim de semana

De acordo com a previsão do tempo do Incaper, o calor e o sol forte devem permanecer no Espírito Santo durante o fim de semana. O sábado (26) será de sol e poucas nuvens sobre o Estado e não há previsão de chuva. O vento pode soprar com até moderada intensidade em alguns trechos do litoral sul e metropolitano. As temperaturas devem variar entre 12°C e 30°C nas áreas mais altas do Estado e vão de 19°C a 36°C nas demais regiões.

Já o domingo também será de sol e poucas nuvens sobre o Espírito Santo, com céu limpo na região sul. Não chove. O vento pode soprar com até moderada intensidade em alguns trechos do litoral sul e metropolitano. As temperaturas variam entre 11°C e 29°C nas áreas mais altas do Estado e entre 17°C e 35°C nas demais regiões.

Pontos moeda