Geral

Economia de água em racionamento já dá para abastecer cidade do tamanho da Serra

Foram economizados ao todo 538 milhões de litros de água, o volume daria para abastecer o município por nove dias ou 42 mil residências durante um mês

O racionamento atinge vários municípios do Estado. Foto: Reprodução

Após os sete primeiros dias de racionamento de água na Grande Vitória, o resultado obtido foi uma economia de 16% no sistema que capta água do Rio Santa Maria da Vitória e 12% no Rio Jucu. Ao todo 538 milhões de litros de água foram economizados durante a semana. Mas apesar disso, o racionamento de água vai continuar. 

De acordo com a Cesan, o volume de água economizado daria para abastecer o município de Serra por nove dias ou 42 mil residências por um mês. Ainda segundo a Cesan, as chuvas que ocorreram nesse período tiveram efeitos diferentes nas duas bacias.

Veja a lista dos bairros onde há racionamento de água 

No rio Rio Jucu, a vazão que estava abaixo daquela necessária ao abastecimento da população subiu, mostrando uma recuperação rápida desse manancial, mas as medições dos últimos dois dias apresentam uma tendência de queda acentuada. 

Já a vazão do Rio Santa Maria não respondeu às chuvas, entretanto, o nível da represa de Rio Bonito parou de cair e estabilizou-se em 22% do volume. Desde o início da pior crise hídrica que já atingiu o Espírito Santo, a represa passou a ser operada como reservatório de água do Rio Santa Maria da Vitória.

O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Amadeu Wetler alerta que o racionamento não será suspenso. “Dado esse conjunto de fatores, ainda não é possível suspender o racionamento. Será preciso um esforço adicional até que os rios nos deem segurança para normalizar o fornecimento de água. O rodízio continua sem nenhuma alteração e permanecemos monitorando intensivamente o comportamento dos sistemas de abastecimento”, disse.

O diretor acrescentou ainda que o uso racional da água deve se tornar um hábito contínuo da população e todos os setores da economia. “Toda atitude para economizar é importante e válida. É uma nova relação de valor que estamos construindo com a água”.

O rodízio no abastecimento de água para a Grande Vitória foi implantado pela Cesan no último dia 22, após autorização da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). 

Essa estratégia alcançou 362 bairros nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Fundão, abrangendo uma população de mais de 1,5 milhão de habitantes, totalizando 501.039 unidades consumidoras entre residências, comércio e serviços, indústria e setor público.

Operação

O rodízio no abastecimento de água para a Grande Vitória foi implantado nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana e para a localidade de Praia Grande, em Fundão. Os bairros foram agrupados em sete regiões distintas e a cada dia da semana uma região tem o fornecimento de água suspenso por um prazo de 24 horas, sempre a partir das 12 horas. Passadas as 24 horas de interrupção, o sistema pode retornar ao normal em até 24 horas. 

Interior

Os locais que mais sofrem com os efeitos da estiagem são as regiões norte e noroeste do Espírito Santo. No interior são 13 localidades abastecidas pela Cesan que estão sob racionamento de água. Além do acesso ao mesmo sistema de informação implantado para moradores da Grande Vitória, a Cesan também fez a divulgação nesses locais por meio de carros de som que percorrem as ruas com as informações sobre o abastecimento de água em cada localidade.

Pontos moeda