Geral

Furacão Matthew deve atingir ilhas caribenhas de Aruba e Curaçao na sexta-feira

Redação Folha Vitória

Miami - A tempestade tropical Matthew se fortaleceu e se tornou um furacão que deverá atingir as ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao, no Caribe, nesta sexta-feira antes de seguir em direção à Jamaica, Cuba e Haiti no fim de semana. Hoje, moradores das ilhas reforçaram suas casas e se abasteceram com suprimentos.

As três ilhas no Caribe, conhecidas como "ilhas ABC", geralmente são poupadas de tempestades tropicais, o que pegou os moradores de surpresa. Com isso, longas filas se formaram em postos de gasolina e supermercados. As autoridades de Aruba disseram que os escritórios do governo seriam fechados na sexta-feira e em Curaçao as eleições parlamentares foram adiadas até a próxima semana.

O governo da Colômbia também emitiu um alerta de tempestade tropical para a sua costa

de Riohach, na fronteira com a Venezuela.

Matthew passou no leste do Caribe nesta quarta-feira, causando pelo menos uma morte. Autoridades em St. Vincent disseram que um rapaz de 16 anos foi esmagado por uma rocha, enquanto tentava limpar um dreno obstruído.

Nesta quarta, a tempestade estava com ventos máximos sustentados de 120 quilômetros por hora e seu centro estava a 240 quilômetros ao norte de Curaçao, de acordo com o Centro Nacional de Furacões nos EUA, em Miami. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda