• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

‘Juntos Pela Água’: Companha vai reforçar o consumo consciente em Cachoeiro

Geral

‘Juntos Pela Água’: Companha vai reforçar o consumo consciente em Cachoeiro

O programa reforça a importância da mobilização das famílias, das escolas e das empresas, mostrando que pequenas ações podem trazer grandes resultados para a preservação da água

A campanha vai reforçar junto à população a importância do compromisso com o consumo consciente de água Foto: ​Reprodução

A Odebrecht Ambiental em Cachoeiro inicia neste sábado (17), por meio do programa ‘Juntos Pela Água’, uma campanha para reforçar junto à população a importância do compromisso com o consumo consciente de água. Na campanha, a concessionária enfatiza que o baixo volume de chuvas vem impactando diretamente no nível do rio Itapemirim, o que requer cautela e uso consciente de água.

“A campanha busca levar as pessoas a refletirem sobre o consumo consciente da água, evitando um cenário ainda mais difícil”, afirma Bruno Ravaglia, diretor da Concessão. Ele ressaltou que a Odebrecht Ambiental, ao longo dos anos, em suas diversas ações socioambientais, vem chamando a atenção sobre o desperdício.

O programa ‘Juntos pela Água’ é desenvolvido desde fevereiro de 2015 pela Odebrecht Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim e diversos parceiros, além de reforçar a importância da mobilização das famílias, das escolas e das empresas, mostrando que pequenas ações podem trazer grandes resultados para a preservação da água.  

 Fique atento 

- Antes de lavar a louça, panelas e talheres, remova bem os restos de comida de todas as peças e deixe-as de molho, se necessário. Ensaboe tudo, primeiro mantendo a torneira fechada –, para depois, então, enxaguar de uma só vez; 

– Deixar a torneira meio-aberta, por 15 minutos, para lavar louça, gera um gasto em torno de 243 litros de água. Se você instalar um arejador na torneira da cozinha, você vai economizar 105 litros de água. 

 – Para lavar um copo é preciso gastar, pelo menos, dois copos de água. Isso significa que, se tomamos um copo de água para matar a sede, desperdiçamos outros dois para mantê-lo limpo. Como tomamos água várias vezes ao dia, o ideal seria reservar o copo para usá-lo mais vezes. 

 – Se, ao escovar os dentes, enxaguarmos a boca com a água do copo, economizamos 3 litros de água; 

 – Cada cinco minutos com a torneira aberta gasta em torno de 25 litros. O recomendado é fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba e lava o rosto. Assim, gastará apenas 2 litros, em média, então, economizará cerca de 23 litros/dia.  

 – A ducha gasta três vezes mais do que o chuveiro comum. Considerando a abertura total do registro e um tempo de 15 minutos, um banho de ducha consome, em média, 243 litros de água. Se o banho for com o registro meio aberto, a economia é de 90 litros. Com o chuveiro elétrico, o consumo seria reduzido de 153 litros para 51 litros.

 – Se desligamos a ducha enquanto nos ensaboamos e reduzirmos o tempo para cinco minutos, o consumo cai para 81 litros.

 - Vasos sanitários com caixa acoplada utilizam 6 litros de água/descarga, em vez dos mais de 20 litros das válvulas de parede convencionais. Modelos mais modernos trazem, ainda, um duplo botão para três e seis litros, que podem ser acionados de acordo com a necessidade.

  - Bacias sanitárias com válvulas gastam menos água, ou seja, a cada seis segundos com a válvula acionada, gasta-se, em média, de 10 a 14 litros de água. Quando a válvula está com defeito, o consumo pode aumentar para 30 litros.

- Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro.

 – A boa manutenção é a melhor forma de evitar desperdícios. Ao mínimo sinal de vazamentos na torneira, procure assistência rápido.

 – Troque o “courinho” da torneira com frequência. O gotejamento lento gasta em torno de 400 litros/mês. Já o rápido gasta, em média, mil litros/mês. Aquele filete de água que escorre quando não fechamos a torneira direito gasta cerca de 6.500 litros/mês.

 – A instalação de reguladores de vazão nas instalações hidráulicas podem reduzir o consumo de água em até 50%.