Geral

Líderes do Chipre vão se reunir com Ban Ki-moon para discutir unificação da ilha

Redação Folha Vitória

Nações Unidas - O líder turco do Chipre, Mustafa Akinci, disse que espera se reunir neste domingo com o líder grego do país e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, para providenciar um plano para a reunificação do ilha etnicamente dividida.

O Chipre foi dividido em um norte separatista - de fala turca - e um sul de fala grega internacionalmente reconhecido em 1974, quando a Turquia invadiu a ilha na esteira de um golpe destinado a unificar a nação com a Grécia.

Akinci e o líder cipriota grego, Nicos Anastasiades, disseram que fizeram progresso em várias questões, incluindo sobre como dividir o poder em uma possível federação. Mas mais trabalho precisa ser feito.

"Esperamos que na reunião de amanhã... Vamos indicar o caminho que nos levará à tão esperada conclusão final", disse Akinci a repórteres nas Nações Unidas, neste sábado.

Ban não agirá como mediador, mas levantará preocupações caso as discussões se inclinem ao favorecimento de uma parte ou de outra. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda