Geral

Mãe e bebê levada de hospital são encontradas em Vila Velha

Testemunhas disseram para o Conselho Tutelar que a jovem teria colocado a filha numa bolsa para conseguir fugir. Ela alegou que não fez nada de errado com a menina

A criança nasceu prematura e estava internada Foto: Divulgação/Governo

A menina de três meses, que foi levada do Hospital Infantil de Vila Velha, e a mãe foram encontradas. De acordo com o Conselho Tutelar, as duas foram achadas em um prédio, no Centro de Vila Velha. O pai da criança já estava há quatro dias sem informação da filha e da namorada. 

“O medo que eu tinha era de acontecer alguma coisa, da menina morrer, passar mal, mas graças a Deus ela foi encontrada”, disse o pai.

No dia 2 de setembro, a bebê, que nasceu prematura, foi transferida da unidade de terapia intensiva neonatal para o quarto, mas ainda tomava medicamentos controlados. Na última terça-feira (6), o pai e o conselho tutelar foram informados pelo hospital que a mãe havia saído com a filha, sem ter alta médica. 

Testemunhas disseram para o Conselho Tutelar que ela teria colocado a criança numa bolsa para conseguir ir embora. “As colegas de quarto avisaram que ela levou a bebê na bolsa”, afirmou a conselheira tutelar Francine Carreta.

Foram três dias de busca incessante. Sem muitas informações que ajudassem, o Conselho Tutelar teve dificuldades na investigação. “Pela falta de endereço e telefone, se tivesse acontecido alguma coisa com essa criança no hospital, seria impossível avisar a família. O hospital falhou, deixando a criança sair sem autorização e não dando a informação necessária para que o Conselho Tutelar faça o trabalho”, alegou a conselheira. 

Os conselheiros só conseguiram achar a casa da mãe, em Cristóvão Colômbo, com a ajuda do pai da criança. Mas a família não foi encontrada lá. Foi aí que informações de conhecidos levaram o conselho tutelar até um prédio no Centro de Vila Velha, onde a mãe e a avó materna da bebê tinham acabado de alugar uma kitnet. “A mãe alegou que a criança já estava bem. Então, ela achando que a criança poderia ter alta, levou embora”, informou Francine.

Negligência 

Segundo a conselheira que acompanhou o caso, o que jovem fez é negligência. Mas ela disse que o pai também não estava dando assistência à filha. Ele vai ser notificado pelo conselho tutelar. “Segundo a mãe, o pai não estava ajudando em nada e a deixando sozinha no hospital com a criança”, afirmou. 

O pai desmentiu a versão, e disse que visita diariamente a menina. “Desde o dia que a menina nasceu, que estava no hospital, eu vinha sempre. O pessoal do hospital me conhece”, relatou. 

O Conselho Tutelar também vai enviar o caso que envolve negligência familiar e insegurança hospitalar ao ministério público. “O caso vai dar continuidade e vai ter acompanhamento”, destacou. 

Outro lado 

Em entrevista à TV Vitória, a mãe quis se retratar e disse que a filha está bem. “Ela já estava boa e eu estava com medo dela pegar alguma coisa, pois ela já estava melhor e não precisava de aparelho. Eu voltei, a médica avaliou a minha filha e está tudo bem. Ela engordou, pegou peso. Eu não fiz nada errado a ponto de prejudicar, pois ela não estava correndo risco de vida”, contou.

A Polícia Civil informou, por meio de nota, que só a partir de segunda-feira (12) poderá informar sobre o caso, porque a mãe da bebê ainda não foi ouvida pelo delegado. Já sobre as reclamações do Conselho Tutelar sobre negligência por parte do hospital, a Secretaria Estadual De Saúde (Sesa) disse que a direção vai apurar o caso.

Pontos moeda