Primavera trará chuva ao Espírito Santo, mas não o suficiente para amenizar efeitos da seca

Geral

Primavera trará chuva ao Espírito Santo, mas não o suficiente para amenizar efeitos da seca

A estação chega na próxima quinta-feira (22), às 11h21, e neste ano promete ser fiel às suas principais características: clima ameno e pancadas de chuvas em grande parte do País

Durante a primavera, o Espírito Santo pode receber pancadas de chuva Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória - Naldinho do município de Vila Velha

Não tão frio quanto o inverno e nem tão quente como o verão. A primavera, estação do ano que é marcada pelas flores, este ano é marcada por uma preocupação, a quantidade de chuva prevista para o Brasil neste período.

A estação chega na próxima quinta-feira (22), às 11h21, e neste ano promete ser fiel às suas principais características: clima ameno e pancadas de chuvas em grande parte do país. No Espírito Santo, a primavera não tem a previsão de ser, em todo o seu período, chuvosa. O que não é para desanimar, já que até 21 de dezembro, data em que se inicia o verão, podem acontecer pancadas de chuvas e frentes frias.

Ainda no Espírito Santo, as chuvas ocorrem de normal para acima da média, e o mês mais favorável para os capixabas ansiosos é novembro, onde a maior quantidade de chuva pode estar concentrada. Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, a chuva que chega ao Estado pode ser um princípio de recuperação, que é um processo gradativo para sair do chamado abismo hidrológico, mas não vai resolver a questão da seca, pois os rios estão em condições ruins. 

“No Espírito Santo pode chover de normal para acima da média de forma geral, dando um alívio para os mananciais que abastecem os estados. Isso não reverte, de imediato, o dano causado pela seca, mas é um início favorável”, explicou o meteorologista.

ENTENDA COMO FICA A CHUVA 

Região Sudeste – Em 2015 choveu abaixo da média. Já este ano chove, mas de forma mais distribuída do que o ano passado. No Sudeste, o Espírito Santo é um dos estados que mais sofreram com a falta de chuva, mas este ano a estação traz a expectativa do início de superação das reservas.

Espírito Santo – Esta primavera será totalmente diferente do ano anterior, que foi seca e extremamente quente. Esse ano será próximo ao normal da estação, podendo ficar acima da media em novembro e dezembro, mas nada ao quente como em 2015. 

TEMPERATURA REGIÃO SUDESTE

Outubro – normal
Novembro – normal acima da média
Dezembro – acima da media