Putin diz que pedirá à ONU forças de paz para patrulhar leste da Ucrânia
Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que Moscou pedirá ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para enviar forças de paz para patrulhar a linha de frente no leste da Ucrânia.
O combate entre tropas ucranianas e separatistas apoiados pela Rússia na região já deixou mais de 10 mil mortos desde 2014. Um acordo de paz em 2015 ajudou a reduzir a escala de conflitos, mas os confrontos regulares continuaram. Os separatistas se opuseram à sugestão da Ucrânia de implementar forças de paz na zona de guerra.
Nesta terça-feira, Putin disse a repórteres que as forças de paz poderiam ajudar a garantir a segurança de observadores internacionais que estão monitorando o cessar-fogo. Ele insistiu que as forças de paz deveriam ser implementadas ao longo da linha que separa os territórios controlados pelos rebeldes e a área sob controle do governo ucraniano, onde ocorrem os confrontos. O Ministério de Relações Exteriores russo apresentará um pedido formal ao Conselho de Segurança da ONU em breve. Fonte: Associated Press.