Geral

Alunos de psicologia e CVV fazem bate-papo sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

“Este é um momento para propor discussões e soluções para evitar o número de suicídios continue a crescer”, diz coordenador de curso

Marcela Cota

Redação Folha Vitória

Alunos de psicologia, representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) e o shopping Mestre Álvaro programam bate-papo sobre a campanha mundial ''Setembro Amarelo''.

Com o tema "Vamos conversar?", o bate-papo será realizado no Shopping Mestre Álvaro no próximo sábado (15). O debate no shopping com os alunos da faculdade Doctum e o CVV será aberto ao público para um debate sobre a solução deste problema no mês de prevenção ao suicídio, a campanha do “Setembro Amarelo”.

Eduardo Miranda, coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Doctum, conta que o Setembro Amarelo é uma iniciativa para aumentar a conscientização da população sobre a saúde mental e o suicídio, mais especificamente. “Este é um momento para propor discussões e soluções para evitar o número de suicídios continue a crescer”, relata.

Marcelo Renno, superintendente do Shopping Mestre Álvaro, acredita que a iniciativa é fundamental para aumentar a conscientização da sociedade. “É preciso falar sobre o assunto e trazer a conversa para espaços públicos, como o shopping”, comenta.

Espírito Santo

Nesta segunda-feira (10), uma operação de resgate na Terceira Ponte interditou por oito horas os dois sentidos. A operação foi bem executada e uma vida foi salva. De acordo com a Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP), somente neste ano, até o dia 05 deste mês, foram registradas pelo menos 48 pessoas que subiram a Terceira Ponte e atentaram contra a própria vida.

O coordenador explica que a expectativa é alcançar o maior número de pessoas e principalmente os jovens. ''Os índices mostram um alto número de tentativas dessa faixa etária'', comenta. 

Para o coordenador do curso de psicologia, diante dos últimos acontecimentos, o bate-papo se torna muito importante. ''Abrir esse espaço é necessário para debater e aprender mais sobre essa área que é muito carente'', ressalta. 

Setembro Amarelo

O “Setembro Amarelo” é uma campanha mundial que acontece desde 2015. Durante todo o mês, instituições se unem com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Segundo a organização da campanha, 32 brasileiros tiram a própria vida todos os dias. O número é superior ao das vítimas da AIDS e de muitos tipos de câncer. Para a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil o suicídio é um problema de saúde pública e a prevenção deve ser prioridade.

Centro de Valorização da Vida

Por essa razão, o CVV é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, está engajada e promovendo atividades neste movimento iniciado há dois anos no Brasil, chamado Setembro Amarelo.

A ideia do CVV é divulgar a causa durante o mês. Além disso, no último dia 10 foi celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, tendo como parte fundamental a iluminação ou coloração de amarelo de locais, construções ou monumentos e, ainda, a colocação de laços amarelos nas fachadas de prédios públicos e privados para lembrarmos que devemos, sim, falar sobre a prevenção do suicídio.

Pontos moeda