Comerciantes de Vila Velha têm um ano para acabar com canudinhos de plástico. Entenda!
A medida pretende contribuir com a preservação do meio ambiente por meio da redução
Bares, restaurantes e vendedores ambulantes terão um ano para se adaptar à nova lei que proíbe o uso de canudinhos de plástico em Vila Velha. O objetivo é proteger o meio ambiente e os animais marinhos que comem o material e acabam morrendo. No município, o prefeito sancionou uma lei que proíbe o uso de canudos em bares, restaurantes e no comércio.
>> “Recuse o canudo”: Campanha para abolir uso ganha as redes sociais e alcança governos e empresas
O projeto de lei, foi aprovado pela câmara de vereadores e sancionado pelo prefeito Max Filho. Os canudos deverão ser substituídos pelo biodegradáveis.
O processo de decomposição natural de material plástico pode levar até 400 anos, segundo o ambientalista Petrus Lopes. Petrus realiza ações de limpeza de áreas naturais, e disse que medidas assim contribuem para a manutenção do meio ambiente. Mas, para que os impactos positivos sejam logo percebidos, é preciso que a população também mude alguns hábitos. Veja:
A lei só deverá entrar em vigor daqui a um ano, tempo para que a indústria e os comerciantes se adequem. O prazo inicial, proposto pela câmara era de 6 meses, mas foi ajustado.
Assim que estiver valendo, a multa prevista para quem não colocar a nova medida em prática, é de 150 valores de referência, algo em torno de R$ 750. A fiscalização será feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Com informações da repórter Ana Carolina Monteiro, da TV Vitória!