Geral

Dia Mundial da Limpeza: voluntários se reúnem a favor do meio ambiente em Vitória

A ação tem a duração de 24h e promete levar conscientização para todos os envolvidos

Andressa Balbi

Redação Folha Vitória
O evento foi realizado na Ilha do Frade, em Vitória. | Foto: Andressa Balbi

Como parte da comemoração do Dia Mundial da Limpeza, foi realizado em Vitória o evento World Cleanup Day. A ação foi realizada em diversos países do mundo, com o objetivo de reunir pessoas voluntárias para realizar limpezas de praias, florestas, entre outros.  A ação pretende levar a conscientização para todos os envolvidos. Aqui no Espírito Santo, um dos pontos escolhidos foi a Ilha do Frade, em Vitória. 

De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Ilha do Frade, Bruno Guimarães, as pessoas que residem na Ilha do Frade seguem engajados com a conservação do Meio Ambiente. Segundo ele, atualmente o local passou a fazer parte de uma área de proteção ambiental, chamado "Baía das Tartarugas", que concentra uma grande quantidade de espécies de seres vivos na região.  "As pessoas precisam manter a limpeza. A ação realizada aqui na capital ajuda a garantir um mundo melhor para as crianças e leva conscientização para toda comunidade", afirmou.

O evento na Ilha do Frade contou com centenas de voluntários. Entre eles, crianças, familiares e grupos de amigos. A coleta dos lixos aconteceu de maneira organizada. Grupos se dividiram e garantiram a limpeza do local.

O pequeno estudante, Luca Guimarães Pino, demonstrou muito interesse pela a ação. Contou que a ansiedade era tão grande, que não via a hora de participar da ação. "Eu até sonhei com esse momento e fico muito feliz por poder participar desta ação", disse.

A voluntária Jeane Santos de Jesus é uma das pessoas envolvidas em eventos com cunho voltado para a preservação do meio ambiente. Segundo ela, o objetivo também é apresentar os riscos que os lixos levam para os animais e ao meio ambiente. "As tartarugas, por exemplo, se alimentam de algas, que muitas vezes estão rodeadas por resíduos como o plástico. Algumas dessas tartarugas acabam ingerindo esses alimentos. Por não conseguir liberar esses plásticos, elas acabam falecendo meses depois", alertou.

A ação termina após a coleta de lixo e com o plantio de orquídeas, que vão marcar todo o esforço e dedicação destes voluntários.

Acompanhe o vídeo com resumo de toda a ação:



Pontos moeda