Geral

DM recolhe mais de uma tonelada de lixo eletrônico

Equipamentos foram descartados durante campanha E-Lixo. Veja!


Desde abril, Domingos Martins sido movimentada por uma corrente do bem e de conscientização sobre o descarte adequado de resíduos! Trata-se da campanha E-Lixo que envolveu toda a população, principalmente os estudantes. O resultado dessa mobilização foi o recolhimento de 1,5 tonelada de resíduos entre itens de informática e eletrodomésticos usados. 

Todo o material foi recolhido pela empresa ECOMAX RECICLAGEM para dar a destinação correta para esse resíduo e o valor arrecadado com a venda dos resíduos eletrônicos foi destinado à Associação de Catadores e Ponto Alto.

Entenda

É todo o resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Seu descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). Estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio etc.) em suas composições e podem provocar contaminação de solo e água.

Além do contaminar o meio ambiente, essas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Esses equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.

Onde Jogar? Descarte Correto e Reutilização

- Para não evitar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem.

- Em Domingos Martins, celulares, pilhas e baterias podem ser entregues na SEMMA – Secretaria de meio Ambiente, onde serão encaminhados para a destinação correta.

- Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.

Confira registros da campanha!














Pontos moeda