Geral

Guarapari comemora Dia do Idoso em semana especial

As atividades começam amanhã (27) e seguem até a próxima terça-feira em diversos pontos no Centro da cidade.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade

Para comemorar o Dia Mundial do Idoso, celebrado todo 1º de outubro, a cidade está com uma programação diversificada para o público da chamada terceira idade. De 27 de setembro a 1º de outubro, palestras, atividades culturais, musicais, esportivas e de lazer farão parte da 1ª Semana do Idoso de Guarapari. Estima-se que cerca de 10% da população da Cidade Saúde, projetada em 122.982 habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esteja acima dos 60 anos.

Programação:

27/09 – quinta-feira

Palestra com Dra. Regina Mesquita – médica geriatra / Atividade – Siribeira Clube, das 15 às 17h

Abertura Solene Semana do Idosos – Câmara Municipal de Guarapari, às 18h

Sarau / Saudade – Siribeira Clube, às 19h30

28/09 – sexta-feira

Aulão de hidroginástica com Camila Gahguer – Praia das castanheiras, das 7 às 8h15

Seresta – Praça José Irineu Vicente (Pracinha do Bradesco), às 19h30

29/09 – sábado

Atividades terapêuticas na praia – Praia dos Namorados, às 8h

Homenagem EJC – Recanto dos Idosos, às 15h

30/09 – domingo

Vôlei MIG com a professora Cíntia – Praia das Castanheiras, às 8h

Tour pelas praias – saída do Radium Hotel, às 9h30

01/10 – segunda-feira

Roda de Conversa – CCV- Ver e Ser (Praia dos Namorados), das 9 às 11h30

Atividades musicais – Siribeira Clube, às 18h30

A Semana do Idoso foi instituída na cidade em 2017, através de um Projeto de Lei de autoria do vereador Lennon Monjardim, aprovado pela Câmara e sancionado pelo Executivo na ocasião. O objetivo é conscientizar toda população sobre o número crescente de idosos e também que esse é o futuro de todos aqueles que pretendem viver mais e com mais saúde. “Queremos valorizar e estimular a prática do esporte, contribuir e fortalecer a imagem do idoso. A nossa ideia é que todos respeitem mais os idosos, chamar a atenção para longevidade humana, proporcionar canais de comunicação e convício social entre eles. Entre os objetivos está a conscientização para questões ligadas à saúde e à prevenção, além de promover um ambiente para troca de experiências entre idosos e pessoas de todas as idades. Todos os guaraparienses estão convidados”, explicou Monjardim.

Segundo pesquisas recentes do IBGE, a população de idosos no Brasil é de pouco mais de 30 milhões, com estimativa de crescimento nos próximos anos. Uma das razões para isso está no aumento da expectativa de vida do brasileiro, que, atualmente, é de 74,9 anos.