Geral

Hospital Geral de Linhares será administrado pelo Governo do Estado

Objetivo da mudança é regionalizar o atendimento à saúde, oferecendo o serviço mais próximo do cidadão e desafogando os serviços na Grande Vitória

Governo do Estado anunciou nesta terça-feira que pretende assumir a gestão do Hospital Geral de Linhares | Foto: Divulgação

O governador Paulo Hartung anunciou, na tarde desta terça-feira (11), o início do processo de estadualização do Hospital Geral de Linhares (HGL), no norte do Espírito Santo. Com isso, a gestão da unidade hospitalar deixará de ser do município e passa a ser de responsabilidade do Governo do Estado.

Hartung explicou que, após o governo manifestar o interesse em estadualizar o hospital, é necessário o Poder Executivo Municipal enviar projeto de lei para ser aprovado pela Câmara Municipal. "Estamos fazendo uma carta ao prefeito com a aceitação do Estado. Agora o prefeito tem as medidas próprias a serem feitas, inclusive, enviando um Projeto de Lei para receber aprovação da Câmara Municipal e estabelecer o calendário de mudança", detalhou.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, o objetivo da mudança é regionalizar o atendimento à saúde, oferecendo o serviço mais próximo do cidadão, desafogando os serviços da Região Metropolitana e reduzindo o deslocamento de pacientes para a Grande Vitória.

"Vamos ampliar a oferta de leitos, passando dos atuais 90 para 152, duplicar o número de leitos de UTI adulto, passando de cinco para dez leitos, e otimizar seu parque de diagnóstico para atender demandas externas do município e região, como já se oferta parcialmente hoje. O hospital irá se tornar um dos principais serviços de urgência e emergência da região nas áreas de traumato-ortopedia, clínica médica e cirurgia geral", destacou o secretário.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a estadualização do HGL é um avanço histórico na saúde pública do Espírito Santo e integra o processo de reestruturação da gestão em saúde do município na organização do fluxo de atendimento, que vai possibilitar fortalecer os investimentos em atenção básica em saúde, por meio das 33 unidades que integram a rede de saúde de Linhares, além dos demais órgãos que prestam serviços aos cidadãos.

"Com a estadualização do HGL, toda a população de Linhares e da região norte do Espírito Santo terá mais qualidade e eficiência nos serviços e nos atendimentos. A mudança de gestão do HGL fará com que os recursos sejam concentrados na atenção básica de cada uma das cidades hoje atendidas pelo hospital", destaca Zanon.

Para o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, com a estadualização do HGL será possível ampliar e reaparelhar a unidade hospitalar. "Com a estadualização, o HGL passará a atender as especialidades de média e alta complexidade e o município vai concentrar seus investimentos apenas na atenção básica de saúde, garantindo um atendimento mais humanizado à população de Linhares", disse.

Rede Cuidar

Com a estadualização, o HGL deverá se integrar gradualmente como suporte hospitalar das linhas de cuidado implantadas na unidade da Rede Cuidar em Linhares, que será inaugurada este ano, aumentando a oferta de consultas e exames; reduzindo o tempo de espera para consultas e exames; oferecendo um atendimento personalizado e humanizado; integrando as equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo assim um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

"Temos uma política de regionalizar os atendimentos de saúde. Essas unidades da Rede Cuidar estão sendo feitas no interior para permitir que as pessoas sejam atendidas perto de casa e não tenham que se deslocar para a Região Metropolitana. Isso propicia uma qualidade de atendimento e qualidade de vida para as pessoas que não vão precisar se deslocar tanto para ter acesso ao serviço de saúde", frisou Ricardo de Oliveira.

O Hospital Geral de Linhares é um hospital próprio, sob a administração da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares. A unidade possui 90 leitos e pronto-socorro 24 horas, que realiza uma média de 20 mil atendimentos por mês e 250 mil atendimentos por ano.

Pontos moeda