Geral

Levantamento aponta que 13% dos estudantes do ES estão com dois anos ou mais de atraso escolar

A situação é mais crítica entre alunos dos últimos anos do ensino fundamental e da rede pública de ensino

Sete milhões de estudantes no Brasil estão atrasados em relação à idade escolar. No Espírito Santo, 13% dos alunos estão com dois anos ou mais de atraso escolar, de acordo com levantamento realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por meio do relatório Panorama da Distorção Idade-Série no Brasil.

O índice que mais chama a atenção, no Espírito Santo, é dos estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, que aponta que 30% desses estudantes - o equivalente a 66.874 matrículas - apresentam distorção idade-série.

Ensino público e privado

Os números são mais críticos na rede pública do Estado: 34% dos alunos dos últimos anos do ensino fundamental que estão na série inadequada estudam em instituições públicas, enquanto 6% estão em escolas privadas. 

No ensino médio, o levantamento aponta que 26% dos estudantes do Espírito Santo apresentam distorção idade-série. Na rede pública, 29% dos alunos estão fora do ano correto e, na privada, 7% dos estudantes estão atrasados.

Localidades

O levantamento separa os estudantes das zonas rurais e urbanas do Estado. Na zona rural, 14 % dos estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental estão atrasados e, nos últimos anos do ensino fundamental, a taxa é de 31%. Já no ensino médio, 21% dos estudantes da zona rural apresentam distorção idade-série.

Na zona urbana, em relação aos estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental, 14% apresentam atraso escolar. Para os alunos dos últimos anos do ensino fundamental, a taxa é de 34%. No ensino médio, 30% dos estudantes das regiões urbanas do Espírito Santo estão com atraso.

Causas

O levantamento da Unicef, feito pela plataforma Busca Ativa, aponta 16 causas para a distorção idade-série. Mais de 50% dos casos de evasão escolar estão relacionados à falta de interesse dos alunos pela escola.

Pontos moeda