Nova iluminação do Convento da Penha gera economia no consumo de energia
O novo sistema em LED proporcionará uma economia de aproximadamente 50% no consumo de energia elétrica do convento
Um dos maiores cartões-postais do Espírito Santo, o Convento da Penha ganhou uma nova iluminação, toda em LED. O projeto pretende trazer mais economia, modernidade e beleza ao principal monumento histórico do Estado. O lançamento da nova iluminação foi realizada na noite da última quinta-feira (27), no Parque da Prainha, em Vila Velha.
O governador Paulo Hartung (MDB); o prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB); o Frei Paulo Roberto Pereira, guardião do Convento; a presidente do Instituto Modus Vivendi, Erika Varejão, entre outras autoridades, participaram do evento. A banda do 38º B.I. fez uma apresentação musical.
Segundo o prefeito Max Filho, o novo projeto para o Convento trata-se de um feito histórico. “Agradeço a parceria da Eliza Tavieira, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do ES (IPHAN/ES), a Erika Varejão, presidente do Instituto Modus Vivendi, a Câmara de Vila Velha, que aprovou a legislação que permitiu a prefeitura assumir a iluminação do Convento. O município está assumindo integralmente a conta de luz que vai ser muito mais barata com a tecnologia empregada, aliviando os cofres do governo do Estado”, disse.
Max Filho ressaltou ainda que a nova iluminação do Convento da Penha possibilitará uma economia no consumo de energia. “A eficiência energética inaugurada vai gerar economia nos cofres públicos, pois o consumo da energia vai ser muito menor. Instalamos um equipamento, que é última palavra em termos tecnologia, em LED, da estrada do campinho até o santuário, com rede de wi-fi, onde os turistas e moradores vão poder fotografar as maravilhas do município e postar em tempo real”.
Nova iluminação
O projeto da nova iluminação monumental do Convento da Penha foi orçado em R$ 2,4 milhões e realizado com recursos da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico/Turismo (Semdec). A obra é considerada um marco na história do santuário, cuja construção teve início na segunda metade do século XVI (1558).
O novo sistema em LED proporcionará uma economia de aproximadamente 50% no consumo de energia elétrica do convento, trazendo mais economia, modernidade e beleza para este que é o principal monumento histórico, religioso e turístico do Espírito Santo e um dos mais importantes do Brasil.
Contratado por meio de licitação, o Instituto Modus Vivendi criou o projeto da nova iluminação tendo por meta a oferta de maior sustentabilidade, segurança, conforto, preservação e valorização de todo o monumento, o que inclui a estrada de acesso e o campinho.
Cidade Luz
Vila Velha entra na rota das cidades com potencial para receber o título de “Cidade Luz” com a inauguração da nova iluminação. A tecnologia adotada foi a LED, sigla do termo inglês Light Emitting Diode, que, em português, significa “Diodo Emissor de Luz”. A nova iluminação favorecerá a visitação noturna ao convento. Além da nova iluminação, o Campinho passa a contar com um sistema de Wi-Fi gratuito.