Geral

Feriadão nas estradas: bafômetro que detecta álcool a distância e radar portátil vão flagrar motoristas

Durante a operação, haverá reforço no policiamento ostensivo e preventivo nos locais com maior incidência de acidentes com mortes e feridos, além de locais considerados inseguros

O novo aparelho vai identificar a presença de álcool no ar, os chamados, 'bafômetros passivos'

O feriadão está chegando e é bom tomar cuidado na estrada. Nesta quinta-feira (6), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia a Operação Independência 2018, que se estende até a meia-noite de domingo (9). Na operação, serão utilizados recursos como 'bafômetros passivos', radar portátil, para inibir os excessos de velocidade, e etilômetro, para coibir o uso de bebidas alcoólicas, em pontos que registraram maior incidência de acidentes causados por consumo de álcool em outros anos.

Ao todo, foram adquiridos 25 equipamentos. Todos distribuídos entre as equipes da PRF no Estado. Outra novidade do aparelho é que ele permite a realização de até 5 mil testes de uma só vez, enquanto com o atual, só é possível fazer até 400. 

Aparelho que detecta álcool a distância

O novo aparelho vai identificar a presença de álcool no ar, os chamados, 'bafômetros passivos'. De acordo com informações passadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o novo aparelho vai acusar a presença de álcool a uma distância de 20 a 30 centímetros sem precisar soprar o etilômetro, o aparelho que os motoristas sopram para ver se ingeriram alguma bebida alcoólica.

Na blitz, o agente de trânsito se aproxima do carro e coloca o aparelho a uma distância de 20 a 30 centímetros do motorista, que não precisa soprar. O etilômetro passivo capta a presença de álcool no ar.

Se acender a luz verde é porque não há álcool no ambiente. A luz amarela indica que pode haver álcool. E a vermelha aponta que o motorista bebeu. Quando uma das luzes aponta presença de álcool, o motorista é convidado a sair do carro e fazer o teste tradicional.

Orientações da PRF:

- Revisão nos veículos antes de viajar; principalmente em pneus e itens de sinalização e iluminação

- Mantenha sempre os faróis ligados, para que o veículo fique mais visível aos demais condutores.

– Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento: isso pode confundir os outros motoristas e causar um acidente.

– Aumente a distância do veículo à frente e diminua a velocidade.

Pontos moeda