ADOTE UMA CAUSA

Geral

Amaes busca apoio para ampliar atendimento a crianças autistas

A entidade é apoiada pelo Instituto Americo Buaiz e, atualmente, atende cerca de 120 crianças

Foto: Reprodução

Estimular habilidades e complementar o aprendizado obtido em sala de aula é a missão da Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (Amaes). Mais de 100 crianças são atendidas pela entidade, mas a capacidade é para 500. A entidade, que é mais uma que conta com o apoio do Instituto Americo Buaiz, busca apoio.

A gerente comercial Raphaella Jesus de Oliveira é mãe do pequeno Davi, que é atendido pela entidade. Segundo ela, hoje é possível dizer que a criança é bem falante. Ele tem autismo, um transtorno de desenvolvimento grave que afeta a capacidade de comunicação e interação. O garoto recebeu o diagnóstico aos seis anos de idade.

Desde o ano passado o Davi frequenta, duas vezes por semana, o Centro de Atendimento Educacional Especializado da Amaes, em Vitória, onde é incentivado a trabalhar as habilidades, como brincar e falar. O acompanhamento necessário e, ainda por cima, gratuito.

As orientações aos estudantes, com idade entre dois e 16 anos, têm duração de duas horas por dia e acontecem no horário em que elas não estão na escola. Atualmente, 120 alunos passam por acompanhamento especializado na Amaes. Mas a associação, de acordo a gerência administrativa, daria conta de prestar este serviço para até 500 crianças por mês. O número é o mesmo das famílias que estão na fila de espera, em busca de uma oportunidade.

Embora o prédio onde a Amaes funciona, no bairro Goiabeiras, tenha um espaço amplo e capacidade estrutural, faltam recursos para a contratação de mais profissionais. Por este motivo, parcerias são tão importantes para manter o funcionamento da associação.

Quem deseja colaborar, o endereço da instituição é a Avenida Fernando Ferrari, 2115 – Goiabeiras, Vitória. Os telefones são (27)3327-1836 e (27)9.8885-5180 (vivo). Mais informações no site: www.amaes.org.br - E-mail: [email protected]

Apoio IAB

O apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB) consiste na promoção da visibilidade das ONGs em espaços editoriais e publicitários dos veículos da Rede Vitória e no Shopping Vitória, além da promoção do voluntariado, por meio do Portal do Voluntário e do voluntariado corporativo com equipes do Grupo Buaiz.

O Instituto Americo Buaiz tem como missão apoiar o desenvolvimento social no estado do Espírito Santo, usando a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.

Podem requerer o apoio social do IAB as instituições do Terceiro Setor devidamente regularizadas perante os órgãos competentes e legalmente constituídas há pelo menos três anos. Basta acessar o portal e preencher o formulário de requerimento de apoio social enviando os documentos solicitados.

Pontos moeda