• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

'É fundamental desenvolver ética do cuidar nas organizações', diz palestrante do Formar em Rede

Geral

'É fundamental desenvolver ética do cuidar nas organizações', diz palestrante do Formar em Rede

O evento, que é uma iniciativa do Instituto Americo Buaiz, da Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Accaci) e da Associação Albergue Martim Lutero, visa promover a formação de organizações sociais do Espírito Santo

Foto: Divulgação

A primeira edição do Formar em Rede contou com participação de especialistas, que falaram sobre diversos assuntos voltados para aqueles que trabalham com o meio social, em especial para quem está ligado ao terceiro setor. O evento, que é uma iniciativa do Instituto Americo Buaiz, da Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Accaci) e da Associação Albergue Martim Lutero, visa promover a formação de organizações sociais do Espírito Santo. 

O evento aconteceu no auditório da Accaci, em Jardim Camburi, Vitória. Na programação da manhã, diversos convidados falaram ao público sobre assuntos como planejamento e operacionalização de marketing digital  estratégias de sustentabilidade para ONGs e formas inovadoras de captação de recursos, entre outros. 

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Kátia Vasconcelos, ministrou a palestra "Como captar e reter voluntários". Para ela, participar do evento e levar a compreensão sobre o assunto é de extrema importância. "Assim como qualquer outra organização, as organizações sem fins lucrativos, que são sustentada pelo trabalho voluntário, têm o desafio de manter pessoas capacitadas e reter essas pessoas para que a estratégia da organização se cumpra e os melhores resultados possam ser entregues", disse.

Kátia também contou que compartilhou, com os presentes no evento, um pouco da experiência vivida na associação. Trabalho que também é sustentado pelos voluntários. "Eu trouxe para o grupo a nossa compreensão de que somente como uma estratégia clara, com voluntários bem selecionados, com um processo de desenvolvimento que suporte o crescimento desse voluntariado e, acima de tudo, com o acompanhamento desse desempenho e a valorização do trabalho dessas pessoas, é possível que elas cumpram com o seu propósito".

Para ela, a importância do evento se deu pelo fato de ter tratado de vários temas, que, segundo ela, fortalece cada vez mais os gestores. "É fundamental que, mais do que nunca, a gente desenvolva ética do cuidar dentro das nossas organizações. Se queremos o melhor das pessoas, é fundamental que a gente trate essas pessoas bem para que elas possam deixar a disposição, dar o seu melhor. Com isso, a gente acaba criando um círculo extremamente virtuoso.

Segundo a diretora Presidente da Acacci, Regina Murad, a união das entidades na promoção da formação é baseada no pensamento de que juntos é possível fazer muito mais. "Juntos, nós podemos construir, com qualidade, um trabalho de garantia de direitos para a população brasileira, em especial, a população capixaba. Nós focalizar muito o conceito de mobilização de recursos, que trabalha com as potencialidades, com as possibilidades e expertise de cada uma das instituições, para que juntos possam fazer o melhor", disse.

A secretária municipal de Assistência Social de Vila Velha, Ana Claudia Pereira Simões participa do evento, acompanhado de toda a equipe de trabalho. Para ela, a motivação da participação é a importância do tema e do debate. "Cada vez mais, precisamos profissionalizar as estratégias e iniciativas do terceiro setor, que é um braço muito importante das políticas sociais. A política pública sozinha nunca dará conta de tantas demandas sociais e todas as áreas. Por isso, o terceiro setor forte, agindo em rede, vão conseguir um avanço e uma proteção social, atendendo às expectativas dos cidadãos", afirmou.

Um dos momentos mais marcantes do evento, foi a participação do ator e humorista Rossini Macedo, embaixador da Acacci. Ele comandou um momento surpresa, com o tema 'O segredo da mobilização'.

São parceiros do evento, o Shopping Vitória, Buzz.me, Bem Comum, Ease Media, ABRH e MP Guasti Capacitação e Desenvolvimento.