Geral

Geometrismo - as formas que se encaixam perfeitamente na decoração

A 24ª CasaCor ES aponta que as formas geométricas seguem firme e forte na arquitetura e decoração

Roberta Salgueiro

Redação Folha Vitória
Foto: Roberta Salgueiro
Studio Urbano projetado por Sergio Paulo Rabello na CasaCor ES 2019

Quadrados, triângulos, losangos... As formas geométricas que muitos de nós conhecemos na infância, vem ganhando cada vez mais espaço na decoração. Essa tendência - que na verdade já é realidade h´a algum tempo - segue firme e forte. Não é preciso ir muito longe na Casa Cor ES para perceber que o geometrismo caiu mesmo no gosto dos profissionais de arquitetura e decoração. 

No primeiro ambiente interno da mostra, o 'Studio Urbano' projetado por Sergio Paulo Rabello, o visitante já é recepcionado por uma impactante fachada. Uma obra de arte em forma de painel feita pela artista Ana Paula Castro. "Me inspirei nos antigos origamis, que é pura geometria! A ideia foi fazer como uma dobradura de papel. E o resultado é uma arquitetura mais clean e atemporal", explicou a artista capixaba.

A fachada não é o único elemento geométrico que Sergio Paulo Rabello explorou em seu ambiente na mostra. A porta de entrada do 'Studio Urbano' e as obras de arte do espaço também fazem referência. 

Foto: Roberta Salgueiro
Studio Urbano projetado por Sergio Paulo Rabello na CasaCor ES 2019

"As formas geométricas são sempre bem vindas e são elas que trazem a diferença, a exoticidade, o pesamento real do arquiteto para arquitetura. São elas que mostram uma diferenciação de um estilo para o outro. Um exemplo, é a brincadeira com frisados horizontais e verticais que fiz na porta. A ideia foi fazer um contraponto com o movimento orgânico do desenho do quartzito, que reveste o chão e a parede.

A arquiteta Cyane Zoboli também marcou seu ambiente, o 'Lounge Sunset' com essa tendência. "Gosto de usar formas geométricas para contrastar com as formas orgânicas. A minha ideia foi contrastar com a vista do ambiente para o mar, que tem esse movimento".

Cyane reforça que o geometrismo na arquitetura e decoração veio para ficar. "As pessoas gostam do geométrico porque acham que vão enjoar menos a longo prazo e as formas também se encaixam muito bem na arquitetura". E basta observar os mínimos detalhes do ambiente de Cyane para perceber como as formas geométricas se adequam bem na arquitetura. A porta de entrada, o revestimento, a estante flutuante e diversos detalhes em marcenaria trazem motivos geométricos.


Foto: Camila Santos

Se você curte essa tendência, uma dica da arquiteta para que o resultado fique bem harmônico, é ter cuidado na escolha das cores. "Opte por uma cor que já existe no ambiente, para aplicar nas formas geométricas. Escolha uma tonalidade que faça uma referência com algum outro elemento do espaço. No caso do Lounge Sunset na Casa Cor, elegi o preto."



Camila Santos

Lounge Sunset projetado por Cyane Zoboli na CasaCor ES 2019

Camila Santos

Lounge Sunset projetado por Cyane Zoboli na CasaCor ES 2019

Camila Santos

Lounge Sunset projetado por Cyane Zoboli na CasaCor ES 2019

Camila Santos

Lounge Sunset projetado por Cyane Zoboli na CasaCor ES 2019


Pontos moeda