Geral

Onça-pintada é capturada pela primeira vez em reserva de Linhares

O Bloco Linhares-Sooretama, localizado na porção Norte do estado, abriga última população de onças-pintadas no Espírito Santo

Foto: Divulgação

Pela primeira vez uma onça-pintada foi capturada no Espírito Santo. O animal selvagem foi capturado na Reserva Natural da Vale em Linhares. O Bloco Linhares-Sooretama, localizado na porção Norte do estado, abriga última população de onças-pintadas no Espírito Santo. 

Além das onças-pintadas, o bloco de vegetação nativa também abriga também onças-pardas, entre outras espécies de felinos. 

A captura do felino ocorreu em julho e faz parte da ação do projeto Felinos. O projeto tem como objetivo a geração de informações científicas e a realização de atividades de sensibilização para conservação de felinos e suas presas. Com a captura da onça, será possível investigar os mecanismos ecológicos que permitem a manutenção e a coexistência de onças-pintadas e onças-pardas na Mata Atlântica de Tabuleiro do Espírito Santo, além de avaliar o estado geral de saúde das populações estudadas.

Também foi colocado no animal um colar-transmissão, que vai monitorar, via satélite. Também foi realizada a coleta de dados biométricos, a avaliação clínica geral e a coleta de amostras para exames laboratoriais mais detalhados.

Pontos moeda