Geral

Loja que pegou fogo na Vila Rubim não possuía alvará do Corpo de Bombeiros

Informação foi confirmada pela própria corporação, que até a noite desta sexta-feira atuava para controlar as chamas que atingiram o estabelecimento

Foto: TV Vitória
Durante a noite, equipes do Corpo de Bombeiros continuavam combatendo o incêndio na loja

A loja Alves Couro e Decorações, atingida por um incêndio na tarde desta sexta-feira (20), na região da Vila Rubim, em Vitória, não possui o alvará do Corpo de Bombeiros. A informação foi confirmada pela própria corporação, que até a noite desta sexta-feira atuava para controlar as chamas que atingiram o estabelecimento, localizado na Avenida Duarte Lemos.

O incêndio começou por volta das 15 horas e não deixou vítimas. O fogo teve início nos fundos da loja, em um galpão cheio de espuma. Por causa da grande quantidade de materiais inflamáveis no local, rapidamente as chamas se espalharam para todo o imóvel.

O proprietário da loja, Moisés Alves da Cruz, que atua no local há 35 anos, disse que, no momento em que o fogo começou, havia cerca de 20 funcionários dentro da loja, mas todos conseguiram escapar sem ferimentos. "É um prejuízo material muito grande, mas não ter nenhuma morte valeu 10 vezes o que foi perdido", afirmou o comerciante.

O tenente-coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros, explicou como os militares estão atuando para controlar as chamas. "A tática dos bombeiros é resfriar todo o ambiente primeiro para, depois, fazer o que a gente chama de combate ofensivo, que é o ataque direto às chamas por baixo, abrindo as portas e entrando com os equipamentos", explicou.

"Esse combate começou a ser feito em preocupação para que esse incêndio não se alastrasse para as outras edificações, tanto a edificação lateral à esquerda, que é menor, quanto a da direita, que é um prédio maior, e as edificações do fundo, que é uma série de casas. Todas foram esvaziadas e as equipes estão nessas duas linhas de frente, evitando que o incêndio se alastre para esses locais", completou o tenente-coronel.

>> GALERIA | Fumaça causada por incêndio na Vila Rubim chama a atenção em Vitória

Wagner destacou ainda que o estabelecimento possui uma grande quantidade de materiais inflamáveis, que contribuíram para a propagação das chamas. "É um local com muito material inflamável. É uma loja de estofamento, que trabalha com revestimento. Tem couro, tinta, espuma. Tanto que a fumaça é negra".

Durante a noite, um caminhão da Cesan esteve no local da ocorrência para auxiliar o trabalho dos bombeiros, com o fornecimento de água. A rua de trás da loja que pegou fogo teve o fornecimento de energia elétrica cortado, a pedido do Corpo de Bombeiros. Técnicos da EDP Espírito Santo, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Estado, estiveram no local.

Interdição

As chamas também atingiram a parede lateral de um prédio residencial que fica ao lado da loja. O edifício precisou ser esvaziado às pressas. Uma equipe da Defesa Civil de Vitória foi acionada. Segundo a Defesa Civil, os moradores só poderão retornar ao imóvel após autorização do órgão.

Foto: TV Vitória

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Jonathan Jantorno, uma nova vistoria no prédio deverá ser feita neste sábado (21), para avaliar a situação da estrutura. Segundo Jantorno, somente após o controle total das chamas o órgão poderá avaliar os riscos do imóvel e as condições das edificações próximas.

"Todo o prédio foi interditado e evacuado pela equipe da Defesa Civil e nós estamos mantendo o isolamento da área para que não aconteça nenhum tipo de acidente. O Corpo de Bombeiros está controlando o incêndio e, assim que ele for debelado, nós vamos, a partir de amanhã, entrar com a nossa equipe para fazer a avaliação de risco do local. Toda essa área próxima ao incêndio está sendo interditada pela Defesa Civil e as pessoas vão precisar deixar suas casas até a próxima vistoria, que vai acontecer amanhã", afirmou.

Uma moradora do prédio vizinho à loja incendiada disse ter sido pega de surpresa ao chegar em casa e se deparar com a situação. "Estou desesperada. Está tudo nosso lá dentro, a gente não conseguiu tirar nada. A única coisa que tirou foi minha mãe, minha irmã e uma cachorrinha. O resto está tudo lá dentro. A gente não sabe o que fazer", disse.

Trânsito

Por causa do incêndio que atingiu a loja de couro e decorações, o trânsito na Avenida Duarte Lemos precisou ser interditado. Com isso um grande congestionamento se formou na Vila Rubim e no Centro de Vitória durante a tarde e a noite desta sexta-feira.

Foto: Folha Vitória
Trânsito ficou congestionado na Vila Rubim e no Centro de Vitória por causa do incêndio

De acordo com a Prefeitura de Vitória, equipes da Guarda Municipal foram acionadas para atuar no controle do trânsito e na interdição das vias próximas ao local da ocorrência. O trânsito da Duarte Lemos foi deslocado para a avenida Marcos de Azevedo, passando pela avenida Pedro Nolasco.

Pontos moeda