Geral

MEC diz que Aracruz, Linhares, Montanha e Viana demonstraram interesse em escolas cívico-militares

Os colégios devem ter de 500 a 1.000 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou do ensino médio. Antes disso, a comunidade escolar deverá aceitar a mudança

Foto: Reprodução

Quatro municípios do Espírito Santo - Aracruz, Linhares, Montanha e Viana - demonstraram interesse em aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC), anunciado pelo governo federal na última quinta-feira (5).

O programa prevê a implantação de 216 colégios cívico-militares em todo o Brasil até 2023. Segundo o MEC, os interesses das prefeituras foram pauta de uma reunião entre o deputado federal Evair de Melo (PP-ES), com o ministro da Pasta, Abraham Weintraub, em Brasília.

Os 26 estados e o Distrito Federal têm de 6 a 27 de setembro para indicar duas escolas que poderão receber o projeto em formato piloto já no primeiro semestre letivo de 2020. Os colégios devem ter de 500 a 1.000 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou do ensino médio. Antes disso, a comunidade escolar deverá aceitar a mudança. Uma das condições fixadas pelo MEC é que estados e municípios apliquem uma consulta pública para esse fim, afinal a adesão ao programa é voluntária.

'Área Cruz': Ministério corrige nome de município após erro

Na publicação inicial nas redes sociais, o MEC se referiu ao município de Aracruz como 'Área Cruz'. 

Foto: Reprodução

Viana já havia anunciado implementação

A prefeitura de Viana anunciou que vai implantar uma escola cívico militar na cidade. A intenção é que as aulas já comecem em fevereiro de 2020 e atenda cerca de 400 alunos no município. A previsão é que a escola seja construída no bairro Vila Bethânia.

A medida é do prefeito da cidade, Gilson Daniel, que esteve em Goiás, em junho deste ano, para conhecer as escolas militares de lá. Segundo a prefeitura, o modelo de Viana é inspirado nas unidades goianas. Uma comissão interna já trabalha na elaboração do projeto.

Pontos moeda