Geral

Moradores de Cariacica participam de reunião para implementação do Aquaviário

O novo sistema deverá se integrar ao modal do ônibus coletivo do sistema Transcol mediante bilhete único, com valores de tarifas que ainda dependem de estudos.

Foto: Divulgação/ Governo

A Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Assembleia Legislativa iniciou, na noite de terça-feira (10), os encontros para discutir com a população da Grande Vitória o processo de reimplantação do Aquaviário, que beneficiará diretamente moradores da capital, de Vila Velha e de Cariacica nas interligações entre essas cidades.

Em debate na Paróquia São Francisco, de Porto de Santana, em Cariacica, foi explicado que o Aquaviário, desativado desde o ano 2000, deverá conduzir até 150 pessoas. Segundo o governo, o sistema prevê climatização, wi-fi e adaptações para cadeirantes, além de espaço para bicicletas. O novo sistema deverá se integrar ao modal do ônibus coletivo do sistema Transcol mediante bilhete único, com valores de tarifas que ainda dependem de estudos.

O secretário de Estado de Mobilidade Urbana (Semobi), Fábio Damasceno, explicou que foi publicado no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO) o resultado da licitação relativa à empresa classificada como apta a executar o projeto executivo do Aquaviário. Ele ponderou, no entanto, que há prazo de cinco dias aberto para possível contestação por parte da concorrente perdedora.

“Após cinco dias, se não houver nenhum entrave, a empresa será homologada e terá até 120 dias para apresentar o projeto executivo para a construção dos quatro atracadouros”, afirmou.

Fábio Damasceno acrescentou que a ideia é que sejam apresentadas as diretrizes do Aquaviário. Os serviços a serem contratados incluem barimetria na baía de Vitória (medição da profundidade do mar) e topografia com a descrição dos terrenos, além do orçamento da licitação da obra.

Conforme as projeções, o tempo de deslocamento de Vila Velha e Cariacica até a capital - que nos horários de pico pode levar até mais de 1 hora pelo sistema Transcol - deverá ser reduzido para cerca de 10 minutos, com o valor agregado da contemplação da paisagem litorânea.


Pontos moeda