Geral

Moradores de rua da Serra terão acesso a exames e orientações de saúde nesta quarta-feira (11)

A programação, que está marcada para esta quarta-feira (11), vai ter testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis, distribuição de kits de higiene, tudo isso ao som de banda de música

Foto: divulgação/ tjes

Testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis, distribuição de kits de higiene, tudo isso ao som de banda de música. Essas são algumas das ações que serão oferecidas às pessoas em situação de rua da região de Carapina. A programação acontece nesta quarta-feira (11), no Centro Pop de Jardim Limoeiro, das 8h30 às 11h30.

A expectativa é atender cerca de 60 pessoas. Também serão oferecidos os seguintes serviços: orientação sobre escovação (profilaxia e prevenção), teste de gravidez, aferição de pressão, medição da glicemia capilar, cálculo do Índice de Massa Corpóreo, e orientações sobre exercícios físicos.

O projeto Circuito Saúde Serra promove o protagonismo e autonomia e visa orientar sobre prevenção de doenças e promoção da saúde, de modo que essas pessoas também se tornem participativas neste processo. Além disso, também verifica presença de fatores de risco nessa população.

A iniciativa conta com representantes do Consultório de Rua, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Programa de Saúde Bucal, do Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro Pop), da unidade de saúde São Diogo, do CAPS AD de Laranjeiras, do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e do Programa de Orientação ao Exercício Físico (PROEF).

Pontos moeda