Geral

Painel ripado, a tendência que veio pra ficar...e ficou!

A 24ª CasaCor ES apresenta novas maneiras de utilizar o painel ripado. As formas orgânicas são a grande novidade

Roberta Salgueiro

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Lounge Inspirar projetado por Isabella Ribeiro, Viviane Moreno e Juliana Monteiro na CasaCor ES 2019

Detalhes em móveis, divisórias de ambientes, forração de paredes e até no teto! Não é de hoje que os painéis ripados estão em alta na decoração. O que era tendência, veio mesmo para ficar. A grande novidade dessa técnica de marcenaria,  que se tornou a queridinha dos arquitetos e designer de interiores, é a forma de aplicação, com novos formatos e propostas.

Foto: Roberta Salgueiro
Loja de Óculos projetada por Igor Gonçalves e Gil Nunes na CasaCor ES 2019

Utilizada a partir de uma repetição das ripas de madeiras espaçadas, o arquiteto Igor Gonçalves explica que esse efeito traz dinamismo para decoração "Ao invés de ter uma parede lisa, por exemplo, o painel ripado brinca com a volumetria e profundidade fazendo com que a decoração ganhe movimento. Saindo do estático."

E foi exatamente isso que o arquiteto e o designer de interiores, Gil Nunes, fizeram na "Loja de Óculos" na CasaCor ES 2019. Em uma base neutra, os profissionais projetaram um painel ripado na parede oposta à vitrine. "Foi uma forma de trabalhar a parede com um diferencial, sem chamar muita atenção, já que o foco são os óculos."

A novidade ficou por conta do espaçamento entre uma ripa e outra. Igor conta que geralmente são distâncias de dois à três centímetros, e neste painel eles optaram por 18 centímetros, imprimindo mais leveza e menos informação ao projeto.

A tendência das formas orgânicas 

Foto: Divulgação
Escape Cosmopolita projetado por Ítala Baptisti e Solana Marianelli na CasaCor ES 2019

Ao circular pela CasaCor ES podemos ver essa técnica aplicada em outros ambientes e de um jeito bem ousado que chama atenção do visitante. No "Espape Cosmopolita", projetado pelas arquitetas Ítalla Baptisti e Solana Marianelli, o balcão da pia feito em ripas ganhou um movimento orgânico e se tornou uma das estrelas no ambiente.

Continuando o passeio pela mostra, é possível perceber que o forro do teto do "Lounge Inspirar - Loja de Aromas da CasaCor ES" também mostra que não existem limites para a criatividade.

"Nos inspiramos nas essências dos aromas e fizemos diversas referências do sentido do corpo humano no projeto. As formas orgânicas vem como expressão desses sentidos. A ideia do forro em formato orgânico faz com que o visitante não enxergue uma delimitação entre a parede e o teto e sim tudo como um elemento único.", disse Isabella Ribeiro uma das arquitetas que projetou o espaço em parceria com Viviane Moreno e Juliana Monteiro.

Além de fugir do comum Isabella ainda reforça que o painel ripado traz sofisticação ao projeto. "O ripado é uma forma sensacional de se trabalhar. Deixa o projeto mais sofisticado, mais elegante e traz mais personalidade. As tecnologias de marcenaria que existem hoje, nos possibilita fazer um ripado curvo, como fizemos no "Lounge dos Sentidos".

Aperte o play e confira mais dicas no vídeo abaixo, com o arquiteto Igor Gonçalves


Pontos moeda