• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Pedras brutas ganham força na decoração

Geral

Pedras brutas ganham força na decoração

As pedras naturais, em estado bruto, que antes eram comuns em ambientes externos, agora ganham espaço nas áreas internas da casa, como salas e quartos.

Foto: Divulgação
Escape Cosmopolita - Ambiente projetado por Ítalla Baptisti e Solana Marianelli na Casa Cor ES 2019


A cada ano, novas tendências como, cores, materiais, acabamentos, design de móveis são lançadas para decorar a casa. Mas, ao contrário do que muitos pensam, nem tudo o que está em alta é novidade, muitas das vezes é dado um novo sentido à aquele material que já conhecemos.

Um grande exemplo são as pedras naturais brutas. Tá aí um material super comum, muito utilizado para revestir muros e fachadas das residências. Mas agora esse revestimento foi ressignificado e ganhou uma nova forma de uso. Acredite, pedras brutas como essas, invadiram as áreas internas trazendo um ar de aconchego para a casa.

Basta circular pela Casa Cor Espírito Santo para ver na prática a aplicação dessa tendência. No "Studio Praiano" os arquitetos Vitor Cipriano e Claudete Lovatti foram bem ousados e levaram a pedra Carijó Branca para dentro do quarto, na principal parede do ambiente. O cômodo, que foi trabalhado na composição de madeira, estofados em tons de areia, iluminação indireta, ganhou também a rusticidade das pedras, em harmonia com o ambiente.

Foto: Divulgação
Quarto do Studio Praiano - Projetado por Vitor Cipriano e Claudete Lovatti na Casa Cor ES 2019

"As pedras em seu estado bruto estão super em alta. Antes utilizadas em fachadas e áreas externas, hoje elas invadem os espaços internos e podem ser empregados tanto como revestimentos de paredes, quanto no piso e mobiliários. Além de trazer um ar mais sofisticado, elas levam a natureza para dentro do ambiente e de forma sustentável, por muitas vezes se tratar de um material de refugo e descartado. Combinam tanto em casas de campo, como também em ambientes praianos e urbanos.", disse Vitor Cipriano.

Para valorizar o revestimento, Claudete Lovatti recomenda utilizar o artifício da iluminação. "Com isso, o efeito de luz e sombra ressalta propositalmente as imperfeições do material, que o deixa ainda mais interessante.", ressaltou a arquiteta. 

Além da pedra Carijó Branca, as pedras Madeira, Portuguesa e a Ardosia são as mais utilizadas. Ao entrar no "Escape Cosmopolita", espaço projetado pelas arquitetas Italla Baptisti e Solana Marianelli, o visitante é surpreendido com a aplicação desse material na maior parede do living. A pedra Madeira Branca, foi aplicada em forma de mosaico e levou um harmônico contraste com os móveis contemporâneos.

"Na verdade se trata de um movimento cultural. As rochas naturais estão em alta devido a sua escassez, ser um produto finito na natureza. A partir daí ela já ganha uma sofisticação e um valor agregando muito alto, elevando o nível do projeto. No "Escape Cosmopolita" a gente abordou a pedra de três diferentes propostas. Uma na forma mais natural, bruta, aplicando a pedra Madeira Branca, com a ideia de contrapor o Silestone Nero Marquina e o porcelanato no piso. Trazendo assim um pouco da etnia, das raízes do produto mais puro e natural. ", explicou a arquiteta Solana Marianelli. 

Como disse a arquiteta Ítalla Bapstisti, "Está aí um material que não tem limitação, basta usar a criatividade!" Inspire-se com as fotos abaixo!