Geral

Pedras brutas ganham força na decoração

As pedras naturais, em estado bruto, que antes eram comuns em ambientes externos, agora ganham espaço nas áreas internas da casa, como salas e quartos.

Foto: Divulgação
Escape Cosmopolita - Ambiente projetado por Ítalla Baptisti e Solana Marianelli na Casa Cor ES 2019


A cada ano, novas tendências como, cores, materiais, acabamentos, design de móveis são lançadas para decorar a casa. Mas, ao contrário do que muitos pensam, nem tudo o que está em alta é novidade, muitas das vezes é dado um novo sentido à aquele material que já conhecemos.

Um grande exemplo são as pedras naturais brutas. Tá aí um material super comum, muito utilizado para revestir muros e fachadas das residências. Mas agora esse revestimento foi ressignificado e ganhou uma nova forma de uso. Acredite, pedras brutas como essas, invadiram as áreas internas trazendo um ar de aconchego para a casa.

Basta circular pela Casa Cor Espírito Santo para ver na prática a aplicação dessa tendência. No "Studio Praiano" os arquitetos Vitor Cipriano e Claudete Lovatti foram bem ousados e levaram a pedra Carijó Branca para dentro do quarto, na principal parede do ambiente. O cômodo, que foi trabalhado na composição de madeira, estofados em tons de areia, iluminação indireta, ganhou também a rusticidade das pedras, em harmonia com o ambiente.

Foto: Divulgação
Quarto do Studio Praiano - Projetado por Vitor Cipriano e Claudete Lovatti na Casa Cor ES 2019

"As pedras em seu estado bruto estão super em alta. Antes utilizadas em fachadas e áreas externas, hoje elas invadem os espaços internos e podem ser empregados tanto como revestimentos de paredes, quanto no piso e mobiliários. Além de trazer um ar mais sofisticado, elas levam a natureza para dentro do ambiente e de forma sustentável, por muitas vezes se tratar de um material de refugo e descartado. Combinam tanto em casas de campo, como também em ambientes praianos e urbanos.", disse Vitor Cipriano.

Para valorizar o revestimento, Claudete Lovatti recomenda utilizar o artifício da iluminação. "Com isso, o efeito de luz e sombra ressalta propositalmente as imperfeições do material, que o deixa ainda mais interessante.", ressaltou a arquiteta. 

Além da pedra Carijó Branca, as pedras Madeira, Portuguesa e a Ardosia são as mais utilizadas. Ao entrar no "Escape Cosmopolita", espaço projetado pelas arquitetas Italla Baptisti e Solana Marianelli, o visitante é surpreendido com a aplicação desse material na maior parede do living. A pedra Madeira Branca, foi aplicada em forma de mosaico e levou um harmônico contraste com os móveis contemporâneos.

"Na verdade se trata de um movimento cultural. As rochas naturais estão em alta devido a sua escassez, ser um produto finito na natureza. A partir daí ela já ganha uma sofisticação e um valor agregando muito alto, elevando o nível do projeto. No "Escape Cosmopolita" a gente abordou a pedra de três diferentes propostas. Uma na forma mais natural, bruta, aplicando a pedra Madeira Branca, com a ideia de contrapor o Silestone Nero Marquina e o porcelanato no piso. Trazendo assim um pouco da etnia, das raízes do produto mais puro e natural. ", explicou a arquiteta Solana Marianelli. 

Como disse a arquiteta Ítalla Bapstisti, "Está aí um material que não tem limitação, basta usar a criatividade!" Inspire-se com as fotos abaixo!

Divulgação

Studio Praiano - Casa Cor 2019

Divulgação

Studio Praiano - Casa Cor 2019

Divulgação

Studio Praiano - Casa Cor 2019

Divulgação

Studio Praiano - Casa Cor 2019

Divulgação

Escape Cosmopolita - Casa Cor 2019

Divulgação

Escape Cosmopolita - Casa Cor 2019

Divulgação

Escape Cosmopolita - Casa Cor 2019

Divulgação

Escape Cosmopolita - Casa Cor 2019

Divulgação

Escape Cosmopolita - Casa Cor 2019



Pontos moeda