Geral

Vitória está entre as dez cidades mais inteligentes e conectadas do país, aponta ranking

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, cita que: "uma cidade inteligente é aquela que usa tecnologia e inovação para fazer mais, fazer melhor e com menos, beneficiando quem mais precisa"

Foto: Divulgação

A 5ª edição do Connected Smart Cities, mais importante iniciativa de cidades inteligentes do Brasil, acontece nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), em São Paulo. Durante a Cerimônia de Abertura do evento, que contou com a participação de autoridades, representantes de empresas e especialistas nacionais e internacionais, foi divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2019. O levantamento, realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator, mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

A edição 2019 classificou Vitória (ES) como a 8ª cidade mais inteligente e conectada do país. A capital capixaba também conquistou a 1ª colocação na categoria Saúde; 5ª em Mobilidade e 6ª em Meio Ambiente, além da 10ª posição nas categorias: Economia, Educação e Tecnologia e Inovação; e a 11ª em Governança. Campinas (SP) conquistou o 1º lugar e, São Paulo (SP), a segunda posição do Ranking Geral. Curitiba (PR) a 3ª posição, seguida por Brasília (DF), São Caetano (SP) e Santos (SP). Na 7ª colocação Florianópolis (SC), Blumenau (SC) em 9º lugar e, na 10ª posição, Jundiaí (SP).

O ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, mesmos eixos temáticos do evento Connected Smart Cities. 

"A Plataforma Connected Smart Cities é uma iniciativa que envolve empresas, entidades e governos e tem por missão encontrar o DNA de inovação para cidades mais inteligentes e conectadas, sejam elas pequenas ou megacidades", comenta a idealizadora da plataforma e diretora executiva da Sator, Paula Faria.

Destaques Vitória

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, cita que: "uma cidade inteligente é aquela que usa tecnologia e inovação para fazer mais, fazer melhor e com menos, beneficiando quem mais precisa. Portanto, se torna uma cidade mais justa, mais humana e mais feliz e que, nesse sentido, a pesquisa elaborada para o ranking é uma fonte de informação fantástica para as cidades brasileiras, principalmente em poder comparar as cidades com características semelhantes, com indicadores comuns e padronizados e isso nos permite ver onde podemos melhorar, tendo em vista a realidade brasileira."

Sobre a utilização da pesquisa para implementar melhorias na cidade, o prefeito enfatiza que o levantamento vem sendo aplicado nos projetos de Vitória. "A cidade já monitora vários indicadores através do ObservaVIX, portal próprio de divulgação e observação de indicadores. E o Ranking Connected Smart Cities é usado pela Prefeitura servindo de referência, inclusive, como fonte de estudos sobre outras cidades brasileiras. Desde que assumimos a gestão em 2013, temos investido em soluções de tecnologia que modernizem o processo de gestão e proporcionem melhor atendimento aos moradores. Vitória vem se mantendo em posições de destaque no Ranking, principalmente em Saúde, sendo pentacampeã em 1º lugar desde 2015, e entrou para a lista das 10 melhores cidades (Top 10) em Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Economia. Ou seja, nesses quesitos, Vitória não aparecia entre as 10 Mais", disse.

E conclui: "Entre as ações de destaque que tornaram a cidade mais inteligente, humana e sustentável estão, por exemplo, a implantação do sistema de gestão escolar, que tornou 100% online as matrículas. Na mobilidade urbana, o principal é o investimento em ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas, que contou com parcerias público-privadas, onde trouxemos bicicletas e patinetes elétricos compartilhados. Destacamos também a integração do sistema municipal de transporte público com o sistema estadual, em parceria com o Governo do Estado, adotando o bilhete único de passagem, a instalação de semáforos digitais inteligentes e, ainda, a criação da "Onda Verde", que permite um fluxo melhor de veículos nas principais vias, além da implantação da 1ª fase da "Linha Verde", reservando uma faixa da Avenida Dante Michelini, exclusiva para ônibus, taxis, vans, ambulâncias e carros com três ou mais passageiros, que neste último caso chamamos de "Carona Solidária".

Vitória em números

A capital capixaba se destaca no eixo Saúde, com 5,29 leitos por mil habitantes; 837 médicos por cem mil habitantes; despesas pagas de R$ 688 por habitante com Saúde e 5,7 óbitos por mil nascidos vivos. Já em Meio Ambiente e Mobilidade e Acessibilidade, Vitória apresenta 100% coleta de resíduos sólidos; aumento do percentual de atendimento urbano de esgoto e tratamento de esgoto; monitoramento de área de risco; percentagem de 0,6% de veículos matriculados na cidade de baixa emissão; Idade média de 10,5 anos da frota de veículos; e 350 automóveis por mil habitantes.

Em Educação e Tecnologia e Inovação: 38,1% dos empregos formais ocupados por população com ensino superior; Vitória conta com 30,6 pontos de acesso a internet por 100 habitantes; 16,8 depósitos de patentes por 100 mil habitantes; Taxa de Abandono (ens. Médio público) de 1,9%; despesas pagas com Educação de 1.024 por habitante; e 61 computadores por mil alunos no ensino básico. E nos eixos Economia e Governança, a cidade apresenta: índice Firjan de 0,8244; Escala Brasil Transparente igual a 9,85; crescimento de empregos de 1,13%; renda média de R$ 3.923 do trabalhador formal; e 0,9 empregos por população em idade ativa.

Destaques do Ranking 

A Região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sendo seis municípios entre os 10 mais bem colocados (em 2019 foram sete). Três municípios são da Região Sul e um do Centro-Oeste, sendo que as regiões Norte e Nordeste não têm representante entre os 10 melhores. Palmas (TO) está na 19ª colocação no Ranking Geral e Recife (PE) na 23ª. Com o 2º lugar no Ranking Geral, São Paulo conquistou o 1º lugar em Mobilidade e Acessibilidade.

Na classificação por Região, destacam-se: no Centro-Oeste, Brasília (DF) com a 1ª colocação no Ranking Connected Smart Cities; no Nordeste, Recife (PE); no Norte, Palmas (TO); no Sudeste: Campinas (SP); e no Sul: Curitiba (PR). Jaguariúna (SP) é o destaque das cidades entre 50 e 100 mil habitantes; de 100 a 500 mil: São Caetano do Sul (SP); e acima de 500 mil habitantes: Campinas (SP).

Pontos moeda