• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Aulas presenciais da Educação Infantil no ES estão autorizadas a voltar a partir do próximo dia 5

CORONAVÍRUS

Geral

Aulas presenciais da Educação Infantil no ES estão autorizadas a voltar a partir do próximo dia 5

O anúncio foi feito na sexta-feira (25) pelo governo do Estado, durante uma coletiva de imprensa

Foto: Divulgação

As aulas presenciais da Educação Infantil no Espírito Santo estão autorizadas a voltar a partir do próximo dia 5, tanto nas redes municipais quanto na particular, em cidades classificadas como de risco baixo para o novo coronavírus. Os protocolos que guiarão o retorno dessas atividades estarão em uma portaria que será publicada no Diário Oficial do Estado na próxima terça-feira (29).

O anúncio foi feito na sexta-feira (25) pelo governo do Estado, durante uma coletiva de imprensa. De acordo com o secretário municipal de Educação, Vitor de Angelo, o protocolo foi finalizado nesta sexta-feira, pelas secretarias estaduais de Educação (Sedu) e de Saúde (Sesa).

O secretário adiantou que uma das determinações que estará no protocolo a ser publicado na semana que vem diz respeito à quantidade de alunos que poderão voltar às escolas. "A retomada [do ensino infantil] é possível a partir do dia 5, mas não nos mesmos moldes do Ensino Fundamental I, II e do Ensino Médio. A diferença é que, no caso do ensino infantil, estará autorizada a volta apenas para o atendimento de pequenos grupos, conforme estará detalhado na portaria a ser publicada na próxima terça-feira", explicou Vitor de Angelo.

No dia 8 de agosto, o governo estadual publicou a portaria com o protocolo a ser seguido no retorno das aulas dos níveis fundamental, médio e superior. Na ocasião, o secretário de Educação chegou a anunciar que o protocolo da Educação Infantil seria publicado na mesma semana. Entretanto, Vitor de Angelo alegou, durante uma coletiva realizada há um mês, que a equipe responsável pela elaboração das medidas vinha encontrando dificuldades e, com isso, o documento ainda não tinha data para ser divulgado.

Outros níveis

Durante a coletiva também foi anunciado o retorno das aulas nos ensinos Fundamental I, II e Médio. As atividades para esses alunos poderão voltar também no dia 5 de outubro, nas escolas particulares localizadas nas cidades em risco baixo.

Já o retorno do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais e municipais voltarão a partir do dia 13. Todas as atividades deverão obedecer ao protocolo publicado pelo governo do Estado no dia 8 de agosto. Uma das medidas é de que apenas metade dos alunos voltará para as escolas, e a outra metade permanecerá no ensino remoto. Na semana seguinte, os grupos fazem o revezamento.

Com relação aos Ensinos Fundamental I e II do Estado, a retomada das aulas presenciais ocorrerá nas semanas seguintes, respeitando o intervalo de 15 dias entre o retorno de cada etapa. Dessa forma, duas semanas após o retorno do Ensino Médio da rede estadual, será retomado o Ensino Fundamental II e, 15 dias depois, o Fundamental I.

Instituições de nível superior, como faculdades e universidades, estão autorizadas a retomar as atividades presenciais desde o dia 14 de setembro.