Geral

Ciclovia na Terceira Ponte deve ficar pronta em três anos

A previsão é de que as obras da nova estrutura comecem dentro de seis meses. Ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira pelo governo do Estado

Foto: Divulgação

Depois de um ano da apresentação do projeto de ampliação da capacidade e implantação de ciclovia na Terceira Ponte, o governo do Estado assinou, nesta quarta-feira (23), a ordem de serviço para o início das obras. A empresa construtora terá seis meses para realizar os projetos e, então, começar as intervenções. A previsão, depois de começada, é de que a obra fique pronta em três anos.

O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix apresentou a melhor proposta e vai executar os serviços (projetos básicos, executivos e obras) pelo valor de R$ 127 milhões. Pelo projeto, a ciclovia será feita em uma estrutura metálica e contará com duas faixas exclusivas para ciclistas, que serão construídas em um nível abaixo da pista dos carros. A largura da ciclovia será de três metros.

Ao lado dela, será erguido um muro de proteção, com três metros de altura, feito com um material transparente, para permitir a visão da Baía de Vitória. Ao mesmo tempo, a estrutura fará uma barreira de proteção ao suicídio.

A ciclovia contará com uma grade antiescalada para a proteção. Próximo ao vão central, a estrutura terá um alargamento, chegando a seis metros, e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

Além disso, a capacidade de trânsito da Terceira Ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido, totalizando seis. Duas delas serão exclusivas para a circulação de ônibus, caminhões e táxis. Atualmente, a Terceira Ponte possui quatro faixas, sendo duas para cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. 

Reivindicação antiga

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

“Uma obra importantíssima para a engenharia brasileira, que, ao ficar pronta, será um marco e exemplo de obra pública e com uma beleza incomparável. Estou muito feliz por estar dando esse passo para melhoria da mobilidade da população capixaba. Podíamos estar fazendo uma solenidade com muitas pessoas que lutaram pela ampliação da ponte e para a instalação da proteção, mas, no momento oportuno, faremos uma visita às obras”, afirmou o governador Renato Casagrande, durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, que foi transmitida pela internet, na tarde desta quarta-feira.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, detalhou as soluções de engenharia para implantação da ciclovia, com a ampliação da capacidade da ponte. “Tomamos o cuidado de desenvolver um projeto que fosse viável tanto financeiramente quando do ponto de vista de engenharia. É um complexo de intervenções para trazer melhorias significativas para o trânsito, incentivando a mobilidade ativa e contribuindo com a proteção da vida”, disse o secretário.

Pontos moeda