Geral

Com 75 cidades em risco baixo, veja como ficam as atividades no ES a partir de segunda

Apenas Montanha, São José do Calçado e Ibatiba seguem em risco moderado. Não há municípios no risco alto

Foto: Divulgação
Eventos para até 100 pessoas serão autorizados a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (21), entra em vigor o 23º Mapa de Risco do Espírito Santo. Dessa vez, 75 municípios estão classificados como risco baixo para a contaminação do novo coronavírus. Apenas Montanha, São José do Calçado e Ibatiba seguem em risco moderado. Não há municípios no risco alto.

O novo mapa foi apresentado nesta sexta-feira (18), pelo governador Renato Casagrande, durante um pronunciamento. Na oportunidade, ele destacou que a taxa de ocupação exclusiva para o tratamento da covid-19 em UTIs no Espírito Santo está abaixo dos 50% e fez um alerta. "Risco baixo não quer dizer que não há risco. A pandemia continua e devemos continuar com os cuidados", disse.

De acordo com os decretos em vigor no Espírito Santo, nos municípios com risco baixo bares, lanchonetes e restaurantes podem funcionar sem restrição de dias e horários, mas mantendo as orientações necessárias, como o uso de máscara e distanciamento social. Nos três municípios em risco moderado, os bares não estão autorizados a funcionar.

Os shoppings também estão autorizados a funcionarem em horário normal, mas respeitando o limite de 50% da capacidade de clientes no local. Não há restrições de dias e horários para as cidades em risco baixo, mas as cidades em risco moderado precisam respeitar o horário de 12h às 20 horas para o funcionamento de centros comerciais.

Nas ruas, o comércio nas 75 cidades em risco baixo também podem funcionar sem restrições de horários, mas é importante observar a capacidade de um cliente a cada 10 metros quadrados. Nas cidades em risco moderado, o horário permitido de funcionamento é de 10h às 16 horas.

Boates, casas de shows e cinemas permanecem fechados em todo o Espírito Santo. Filmes podem ser exibidos apenas no sistema drive-in, em área aberta. As academias das cidades em risco baixo também já podem funcionar sem restrição de horário.

Na semana passada, o governador Renato Casagrande informou que os eventos sociais para até 100 pessoas voltam a ser liberados a partir de segunda-feira (21). As regras para o retorno destas atividades ainda não foram publicadas em Diário Oficial.

Veja o mapa que entra em vigor na próxima semana:

Foto: Divulgação/ Governo do ES


Pontos moeda